Arte: Milena Branco

Eles vivem no continente americano, desde o México até o sul do Brasil, em diversas regiões, dependendo da espécie.

O mais comum na região de mata atlântica do litoral brasileiro é o tucano-de-bico-preto. Ele tem asas e cauda pretas, a área da garganta amarela e o bico preto, bem escuro. Já na mata atlântica da serra e do planalto, o mais comum é o tucano-de-bico-verde. Ele tem asas e cauda pretas, o bico verde-claro e penas vermelhas na barriga e em volta dos olhos.

O maior entre todos eles é o tucano-toco, também conhecido como tucanuçu. Ele tem a maioria das penas com cor preta e garganta branca. O bico, amarelo alaranjado com a ponta preta, chama a atenção pelo tamanho, de 20 centímetros de comprimento. Essa espécie vive em diversas regiões do Brasil, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul, com exceção do litoral do Nordeste. Hoje, essas aves estão bem adaptadas às cidades, inclusive podem ser vistos nas metrópoles brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Os tucanos são aves onívoras, ou seja, comem frutas, ovos, insetos e outros animais. O bico longo funciona como uma pinça. Assim, eles conseguem pegar aranhas e outros bichos escondidos nos troncos das árvores e em buracos de rochas.

Pergunta enviada pela leitora Annita M.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Enquete

Se tivesse a chance de recomeçar o ano de 2020, você:

Comentários (2)

  • Leticia 4 anos

    3 meses atrás

    oi jornal joca onde vive o cachorro e como eles são manços minha so disse que ele era um lobo antes de ser um cachorro e vdd

  • Jornal Joca

    2 meses atrás

    Oi, Leticia. Nós vamos mandar a sua Dúvida Animal para o biólogo Guilherme responder, tudo bom? Logo mais a sua pergunta aparece aqui no site. Até lá!

Compartilhar por email