Coronavirus-duvida-animal

Tem novidade no site do Joca. O biólogo Guilherme Domenichelli, autor de livros infantojuvenis e dono do canal no YouTube Animal TV, estará aqui toda semana respondendo as suas dúvidas sobre o mundo animal.

Você tem alguma pergunta? Envie para nós: joca@magiadeler.com.br.

A pergunta da semana é: O coronavírus começou a ser transmitido pelos bichos?

 

Ainda não se sabe muito sobre a origem do novo coronavírus, mas existe a suspeita de que contaminação aconteceu pelo consumo de carne de animais silvestres mal cozidas. O que sabemos com certeza é que o vírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra por meio de gotículas de saliva ou muco (ou seja, catarro).

Você sabe o que é um vírus? São seres muito simples e pequenos que podem infectar organismos vivos. Existe uma grande discussão entre os cientistas para entender se eles são seres vivos ou não, já que só conseguem viver e se reproduzir se invadirem as células de outros seres, como plantas e animais.

E o coronavírus? Ele pertence a uma família chamada Coronaviridae, que agrupa causadores de doenças respiratórias. Até 2019, conhecia-se seis tipos de coronavírus que podiam infectar humanos, mas recentemente foi descoberto um novo tipo, que foi chamado de “2019-nCoV”. Os sintomas causados pela infecção desse novo vírus são parecidos com os da gripe: febre, dor no corpo, tosse e espirros.

O 2019-nCoV ocasiona uma doença nova, que ainda está sendo estudada, mas já sabemos que é possível se prevenir com alguns cuidados: lavando bem as mãos e evitando passá-las nos olhos e na boca. E, claro, com uma alimentação saudável para fortalecer o sistema imunológico do organismo.

Os animais selvagens que podem ter transmitido o coronavírus para as pessoas estão em contato com esse vírus há muito tempo e criaram resistência. Muitos deles nem apresentam sintomas.

Conheça o canal no YouTube do Guilherme: Animal TV

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Isadora Rodrigues Bittencourt

    3 anos atrás

    primeira a comentar

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido