Crédito de imagem: Detlef Knapp/Getty Images/reprodução

Os camaleões são répteis bem curiosos. Eles estão classificados em uma família de lagartos que tem 219 espécies diferentes. Vivem em diversos locais da Ásia, no sul da Europa e na África.

Esse réptil muda de cor por vários motivos: pode ser para se camuflar, esconder-se de algum predador, chamar a atenção de outro camaleão, absorver mais calor — isso quando fica com a pele mais escura — e até demonstrar suas emoções. Quando está com a cor mais clara, um camaleão está tentando “paquerar” outro e, quando fica com a pele mais escura, mostra que está mais nervoso e agitado.

Esses répteis possuem células especializadas no corpo, chamadas cromatóforos. Elas têm pigmentos diferentes, que, dependendo do sinal enviado pelo cérebro do animal, mudam de cor. Porém, recentemente, pesquisadores descobriram que além dos cromatóforos, os camaleões têm células chamadas iridóforos, que refletem a luz. Quando o réptil relaxa ou contrai a pele, essas células se movimentam, funcionando como prismas que refletem a luz com cores diferentes.

Essas especialidades dos camaleões funcionam muito bem, principalmente quando eles estão nos galhos das árvores ou em outras regiões das florestas em que vivem. Por isso, como eles não são animais que vivem na água, essas células não teriam o efeito desejado pelo camaleão para se camuflar ou demonstrar seu humor.

Pergunta enviada pelo leitor Miguel N., 7 anos, de Santana de Parnaíba (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido