Foto: wikimedia commons

Os dinossauros surgiram foram extintos há 65 milhões de anos. Eles viviam em diversos ambientes e se espalharam por muitas regiões do mundo, inclusive onde hoje é o Brasil.

Claro que naquela época o nosso país era bem diferente. Por exemplo, o litoral, que é onde ficam as praias, não existia, já que a América do Sul estava grudado no continente africano.

Muito tempo depois, as placas tectônicas (que são os vários blocos que formam a superfície da Terra) se moveram para as posições que conhecemos hoje e muitos dinossauros que se extinguiram deixaram seus restos no Brasil – estes vestígios são chamados de fósseis.

Muitos paleontólogos, que são as pessoas que estudam os fósseis, encontraram registros de dinossauros no Brasil. O registro oficial do primeiro fóssil brasileiro é da década de 1930.

Alguns dinossauros que viveram no Brasil eram enormes, como o Espinossauro, que atingia 15 metros de comprimento (o mesmo que um ônibus comum) e 5 metros de altura (mais ou menos a altura de um prédio de dois andares). Também havia o Abelissauro, que era do grupo dos maiores carnívoros que já existiram. Ele tinha 11 metros de comprimento e 5 metros de altura.

Outros dinossauros brasileiros são o Trigonosaurus pricei, que atingia 9,5 metros de comprimento e 4 de altura e foi descoberto em 1947 na região do Triângulo Mineiro; e o Amazonsaurus maranhensis, que tinha 10 metros de comprimento e 3 de altura e foi descoberto em Itapecuru-Mirim, no Maranhão.

Até hoje, foram descobertas mais de 25 espécies diferentes de dinossauros no Brasil, mas os pesquisadores dizem que existem muito mais. Com o avanço das pesquisas, outros fósseis estão entrando para a lista dos dinossauros que viveram no Brasil.

Envie sua dúvida para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli  

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (13)

  • Daniela Possari

    8 meses atrás

    Também tem o Irritator, Picnomessauro, Estauricossauro, Guaibassauro e Santanaraptor (terópodes); o Baurutitan, Maxacalissauro, Tapuiassauro e Uberabatitan (saurópodes); o Anhanguera e o Tropeognathus (pterossauro). Rafael Possari Miotto, 25 de julho de 2023.

  • Olivia

    2 anos atrás

    Curitiba, 14 de junho de 2021. Ola, meu nome é Olivia . Eu tenho 8 anos de idade , estudo no Colégio Marista Santa Maria, no 3 ano B . Hoje li uma notícia sobre o carnotauro, o dinossauro que tinha chifres como um touro, mas era carnívoro e não herbívoro como os outros animais com chifres . Eu achei bem interessante saber que ele é da mesma família do Tiranossauro – Rex, mas com tamanho menor. Gostei muito da notícia e do vídeo. Obrigada, até logo! Olivia ❤

  • Daniela Possari

    2 anos atrás

    Também tem o Carnotauro, o Argentinossauro, o Tapejara,etc...

  • SophiaMegaFast

    3 anos atrás

    Meu deus que legal. Adoro falar sobre dinossauros!!!!

  • rainhadapaz13

    3 anos atrás

    vd

  • Jao

    3 anos atrás

    Eu gostei tbm

  • Campos

    3 anos atrás

    ADOREI A PESQUISA DOS DINOSSAUROS EU NEM SABIA DESSAS COISAS!! =]

  • Samu

    3 anos atrás

    Isso é bem loco empolgante

  • Luiz Henrique Correia da Silva

    3 anos atrás

    oi gostei

  • MILTON ANTONIO

    3 anos atrás

    GOSTEI

  • MILTON ANTONIO

    3 anos atrás

    ADOREI ETERRESSANTE,E EU PERCEBI QUE O T,REX, E AMIOR DO QUE ELE KKK

  • arthur oliveira

    3 anos atrás

    legal eu achava que o espinossauro não era brasileiro

  • isabelle

    3 anos atrás

    daora

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido