Arte: Milena Branco

Existiam, sim. Alguns registros mostram aranhas com mais de 300 milhões de anos! Muitos fósseis de aranhas que viveram há muito tempo foram encontrados por paleontólogos (profissionais que estudam a vida do passado da Terra).

No ano de 2009, por exemplo, cientistas ingleses usaram equipamentos de tomografia computadorizada para analisar dois fósseis de aranhas pré-históricas. Os resultados mostraram que essas aranhas antigas, que têm 300 milhões de anos, são parentes próximas das aranhas atuais. Uma delas era predadora e caçava outros pequenos animais, assim como as caranguejeiras de hoje. A outra espécie tinha espinhos nas costas, o que provavelmente era um mecanismo de defesa para assustar possíveis predadores.

Também já foram encontradas aranhas em pedaços de âmbar, que é a resina das árvores e pode “aprisionar” e conservar pequenos animais da mesma forma mostrada no filme Jurassic Park.

Uma dessas aranhas fossilizada no âmbar foi encontrada nas florestas da Birmânia, no sudeste da Ásia. Ela era um pouco diferente das atuais, já que tinha uma cauda parecida com a de um escorpião. Essa aranha viveu no auge da época dos dinossauros, em um período chamado Cretáceo. Outros fósseis de aranhas no âmbar revelaram aranhas com 40 milhões de anos.

Todas essas provas mostram que os aracnídeos são muito antigos. Eles surgiram antes dos dinossauros, viveram entre eles e ainda estão entre nós, com aproximadamente 40 mil espécies diferentes no mundo todo!

Pergunta enviada pelo leitor Cleiton Gabriel Q. D., 8 anos, de São Gonçalo do Amarante (CE).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Ana

    2 anos atrás

    Amo essa pré história Que conteúdo legal ☆☆☆☆☆☆☆ Parabéns, mil estrelas ☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆.......

  • Joaquim Giannella

    2 anos atrás

    E LINDA

  • Lara

    2 anos atrás

    Nao gosto de aranha tenho medo :P

  • Fernanda Tavernari

    3 anos atrás

    Eu tenho muito medo de aranha

  • Miguel Bruner

    3 anos atrás

    que bonitas

  • katelyn.mangum.utah

    3 anos atrás

    Isso me fez pensar na sobrivivancia das aranhas. Como eles poderam sobriviver todo este tempo?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido