As duas espécies fazem parte de um grupo de animais chamados de mamíferos, mas o parentesco para por aí. Eles são bichos totalmente diferentes.

O porco-espinho na verdade não é um porco — o nome surgiu por causa do seu nariz redondo e achatado parecido com o dos porcos. Ele é um roedor, parente próximo dos ratos, esquilos e capivaras.

Tem dentes grandes e fortes que usa para roer sementes duras, raízes de plantas e frutas. Os pelos são duros e pontudos, lembrando espinhos. Quando se sente ameaçado, o porco-espinho fica com os pelos eriçados, o que machuca a boca do animal que tenta abocanhá-lo.

O saruê é mais conhecido como gambá. Esse animal é um marsupial, parente dos coalas e cangurus. As fêmeas dos marsupiais possuem uma bolsa de pele localizada na barriga e, nessa bolsa, os filhotes ficam protegidos e se desenvolvem. O saruê possui uma glândula com um líquido fedorento localizada próximo da base da cauda. Quando se sente ameaçado, ele esguicha esse líquido no predador e espanta o animal com o cheiro ruim.

Se você ficar na dúvida se está vendo um saruê ou um porco-espinho, basta prestar atenção aos pelos. O porco-espinho tem pelos muito mais pontudos.

Pergunta enviada pela Valentina L., 8 anos, de Santana de Parnaíba (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • FELIPE GAZIO 2°A

    3 anos atrás

    porque o lobo guara nao é carnivoro igual os outros lobos?

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Felipe. Nós enviamos a sua pergunta para o Guilherme e ela pode aparecer aqui no Dúvida Animal a qualquer momento. Abraços!

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    3 anos atrás

    Gostei das dicas de filmes

  • Ana Carolina!

    3 anos atrás

    Oi, tudo bem? Queria saber se o jornal joca e gratis?Pois se não for não posso mexer aqui mais desculp n posso entrar em sites e jornais que pagam!

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, Ana Carolina. Os primeiros três posts do mês são livres, mas só assinantes conseguem ler mais do que isso. Confira com um adulto responsável se a sua família já é assinante do Joca. Qualquer dúvida, pode enviar um e-mail para joca@magiadeler.com.br

  • Kévia

    3 anos atrás

    nossa! Que interresante

  • joao

    3 anos atrás

    nunca vi um musaranho-elefante e nem um musaranho

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido