Arte: Milena Branco

Os peixes se comunicam de diversas maneiras. Sons, cheiros, movimentos, impulsos elétricos e até luz são usados por espécies diferentes como forma de conversar. Entenda.

Sons

Muitos peixes emitem sons, mas como esses ruídos são bem baixos, nós (os humanos) não percebemos. Eles se comunicam principalmente no momento da reprodução e desova (quando colocam seus ovos na água). Alguns machos também produzem ruídos durante as lutas para disputar uma fêmea.

Existem espécies de peixes que emitem sons quando percebem a presença de um predador. Os ruídos funcionam como um alarme para avisar o cardume (grupo de peixes que nadam juntos) sobre um possível perigo.

Muitos peixes usam um órgão chamado bexiga natatória – que tem a função de controlar a sustentação do animal e ajuda na natação – para emitir sons.

Odores

Um estudo recente mostrou que certas espécies de peixes usam a urina para enviar sinais químicos para outros peixes. A urina funciona como uma mensagem de cheiro.

Cor da pele

Muitos peixes são capazes de controlar a cor da pele, clareando ou escurecendo. Existem até aqueles que conseguem mudar de cor para imitar outras criaturas marítimas (parecido com o que o camaleão faz). Isso pode ser usado para transmitir mensagens.

Luz

Peixes que vivem em águas profundas, com pouca luminosidade, conseguem usar seus órgãos para gerar luz. Eles não possuem uma lâmpada dentro deles, mas fazem isso por meio de uma reação química. Esse fenômeno é chamado de bioluminescência e auxilia na comunicação com outras criaturas marinhas.

Impulsos elétricos

Peixes como o poraquê, também chamado de peixe-elétrico, conseguem produzir impulsos elétricos. Isso serve como defesa e aviso para que predadores não se aproximem.

Pergunta enviada pela leitora Alice P., de 7 anos.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • GABRIEL CAPOBIANCO MEIRELLES sc179935@santacruz.g12.br

    2 anos atrás

    amo peixes

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido