Arte: Milena Branco

A prática de bater as asas e sair pelos ares está presente na vida das aves voadoras desde cedo. Os filhotes já possuem um forte instinto para voar, mas, como ainda estão em desenvolvimento, os pais são fundamentais para incentivá-los a sair do ninho e se arriscar.

Como voar não é algo simples, as jovens aves podem demorar algum tempo até dominar a técnica, que é fundamental para buscar alimentos e fugir de predadores.

Diferentes tipos de aves

Existem mais de 10 mil espécies diferentes de aves no mundo. Podem ser de diferentes tamanhos (algumas são bem pequenas e outras, enormes) e viver em diversos lugares: florestas fechadas, campos abertos, regiões desérticas e até nas geleiras.

Todas as aves têm penas, que servem para manter a temperatura do corpo, atrair parceiros, camuflar-se e voar. Porém, vale lembrar que nem todas têm a capacidade de bater asas! Um exemplo são as maiores espécies do mundo, como avestruzes e emas, que ficam o tempo todo no chão.

Já outras aves, como os falcões e andorinhas, voam muito bem! Inclusive, em determinadas épocas do ano, esses animais migram de uma região para outra em busca de alimento — e usam as asas para viajar essas longas distâncias.

Pergunta enviada pelo leitor Francisco, 10 anos, de Santana de Parnaíba (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • naamakavasconcelos.08082012@edu.sme.prefeitura.sp.gov.br

    2 anos atrás

    Sim ¯\_(ツ)_/¯

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido