O biólogo Guilherme Domenichelli responde dúvidas enviadas pelos nossos leitores
Produzir leite é algo exclusivo de um grupo de animais, os mamíferos! Aves, répteis, anfíbios, peixes e outros não têm essa capacidade.
No século 18, o pesquisador Carolus Linnaeus começou a catalogar espécies em grupos distintos, com base em características únicas. Ele observou que diversas fêmeas de animais, inclusive dos humanos, produziam leite. E que elas utilizavam a substância para alimentar os filhotes.
Linnaeus colocou o nome Mammalia nesse grupo de animais, termo que, em latim, significa “dotados de mamas”. Posteriormente, o grupo foi denominado mamíferos e este é o nome usado até hoje.
As fêmeas produzem o leite em glândulas mamárias. Essas glândulas passam por um processo de desenvolvimento maior durante um período chamado puberdade. Mas elas só produzem leite durante a gestação, isso porque diversos hormônios entram em ação, principalmente a progesterona.
Mas nem todo leite é igual, isso vai depender muito da espécie de mamífero. Baleias e golfinhos, por exemplo, possuem o leite bastante gorduroso, já que são animais aquáticos e o leite não pode se misturar com a água no momento que o filhote vai mamar. Mamíferos marsupiais, como cangurus e coalas, alimentam os filhotes dentro da bolsa que têm na barriga.
O leite mais consumido no mundo é o de vaca, mas uma curiosidade bem legal é que em algumas partes do planeta as pessoas consomem leite de outros animais, como ovelhas, cabras, éguas, búfalas e até renas e camelas.
Pergunta enviada pelos alunos do 3º C da Escola Sebastiana Valdiria Pereira da Silva, em Bauru (SP).
Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.
Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
as fêmeas podem produzir o leite em glândulas mamarias
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.