O biólogo Guilherme Domenichelli responde dúvidas enviadas pelos nossos leitores
Primeiro, é preciso deixar claro que nem sempre os gatos conseguem cair em pé. Isso porque eles precisam de uma altura de pelo menos 30 centímetros para ter tempo de virar o corpo.
O que sabemos é que a habilidade se deve a um sistema de equilíbrio embutido chamado “reflexo de endireitamento”, que lhes permite fazer movimentos rápidos e girar o corpo para cair nas quatro patas.
Durante muito tempo, essa capacidade deixou os cientistas perplexos. Mas no ano de 1894, um pesquisador francês chamado Étienne-Jules Marey desvendou o segredo. Usando uma câmera, ele conseguiu capturar 60 imagens por segundo da queda de um gato. Ele verificou os movimentos feitos durante a queda.
Acontece que os olhos e ouvidos do gato enviam ao cérebro uma mensagem sobre a posição da cabeça em relação ao solo. O cérebro responde com comandos para os músculos, que corrigem a postura da cabeça e alinham o corpo do animal. Eles também possuem estruturas esqueléticas especiais. Não têm clavícula e possuem uma coluna vertebral muito flexível. As costas dos felinos arqueiam, os pés vão por baixo do corpo e trazem as patas dianteiras para perto do rosto, protegendo a cabeça.
Mas isso não quer dizer que eles não se machucam numa queda! Por isso, nada de jogar o gatinho para o alto.
Pergunta enviada pela leitora Sofia O.
Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.
Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Foi muito bom saber disso! Sempre tive essa dúvida e agora tenho um gatinho!!!! 🐱
Os cachorros também possuem essa habilidade?
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.