DUVIDAANIMAL-INTERNA_2906-v2
Foto: Envato Elements

Os coelhos e lebres são animais que possuem uma musculatura muito desenvolvida. Essa musculatura, assim como os ligamentos das articulações (que ficam nos joelhos, por exemplo), fazem com que eles consigam atingir grandes velocidades nas corridas e dar saltos muito altos.

Eles são animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de vegetais. Na natureza, são caçados por muitos predadores, como gatos, cães selvagens e águias. Foi para fugir desses caçadores que os coelhos desenvolveram essa habilidade incrível! Durante a fuga, além de correr muito, eles saltam bastante, com o objetivo de driblar o predador. E, muitas vezes, isso dá certo! Não é fácil capturar um coelho em fuga.

Os saltos também funcionam como paquera. Na época de reprodução, os machos saltam e correm ao redor das fêmeas, tentando impressioná-las. Isso serve para mostrar que eles são machos sadios – um ótimo partido para ter filhotes saudáveis.

As pessoas que têm esses bichos como animais de estimação também podem observar um comportamento parecido. Alguns coelhos saltam e correm quando os tutores chegam em casa, sinal que usam para demonstrar que estão felizes!

Pergunta enviada pelos leitores do 2° ano C da Escola Vera Cruz, em São Paulo (SP)

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido