Os cangurus são animais mamíferos classificados como marsupiais. Mas você sabe o que é isso? Marsupiais são animais de espécies em que as fêmeas possuem uma bolsa localizada na barriga que serve para proteger e carregar os filhotes.

Existem muitas espécies de marsupiais – os gambás, cuícas e coalas são alguns exemplos. Eles vivem na Oceania e nas Américas e não se desenvolvem completamente no útero da mãe. Por isso, os bebês marsupiais nascem incompletos, com os olhos fechados, sem pelos e tão pequenos que são do tamanho aproximado de um chiclete.

Logo ao nascer, eles se arrastam entre os pelos da mãe até chegar à bolsa. Aliás, ninguém sabe como um filhote tão pouco desenvolvido consegue se guiar até lá. Ao chegar, eles grudam a minúscula boca em um dos mamilos da mãe canguru e ficam sugando leite até completar seu desenvolvimento.

Os marsúpios, que são as bolsas, são dobras de pele que já nascem com os cangurus fêmeas e, conforme elas crescem, vão se desenvolvendo.

Mesmo depois de bem desenvolvidos, os filhotes insistem em ficar na bolsa da mãe. Isso acontece até mais ou menos o primeiro ano de vida! Um pouco folgados eles…

Muitas vezes a mãe precisa expulsar o filho, já que ela não pode ter outro bebê até o mais velho cair fora definitivamente.

Pergunta enviada pelo leitor Heitor R., 8 anos, de Santana do Parnaíba (SP)

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Enquete

O que você acha da volta dos esportes pelo mundo?

Comentários (4)

  • Lorena

    2 semanas atrás

    Que legal!! Super curioso!

  • Pedro Henrique Coimbra Bezerra

    3 semanas atrás

    QUE LEGAL !!!!!!!! :) ;) :]

  • liamtratch

    2 meses atrás

    Que irado!:) ;) =)😀😀😀😀

  • Heitor Rossete

    2 meses atrás

    Muito obrigado por responder, eu achei muito legal saber dos filhotes também. Heitor

Compartilhar por email