Arte: Milena Branco

Dependendo da espécie de cobra, os filhotes podem nascer de maneiras diferentes. Confira como é o nascimento de cada tipo de serpente:

Serpentes ovíparas: espécies em que as fêmeas, depois de fecundadas, desenvolvem ovos no interior do corpo. Após alguns dias, esses ovos saem pela cloaca (o único orifício desses animais, por onde as fezes e a urina são liberadas, por exemplo) e são colocados pela mãe em um lugar seguro, como uma fenda ou buraco. Lá, os filhotes vão crescer até a hora do nascimento. Exemplos de serpentes ovíparas: cobra-coral, píton e cobra-do-milho.

Serpentes vivíparas: os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da fêmea, ou seja, ela não coloca ovos, apenas faz a gestação dentro do próprio organismo (mais ou menos como ocorre com os bebês humanos na barriga da mãe). Assim, quando chega a hora do nascimento, os filhotes já estão totalmente formados e prontos para viver na natureza. Alguns exemplos de serpentes vivíparas: sucuri e jiboia.

Serpentes ovovivíparas: neste caso o processo é uma “mistura” dos dois tipos de nascimento mencionados anteriormente. Os filhotes se desenvolvem dentro de ovos, porém a mãe não os coloca em um lugar seguro. Em vez disso, ela os carrega no próprio organismo até que eles se desenvolvam. Então, posteriormente, os ovos eclodem e os filhotes saem pela cloaca, sendo liberados na natureza. Espécies que são ovovivíparas: algumas espécies de víboras.

Pergunta enviada pelo leitor Elias, 10 anos, de Cajamar (SP).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Lisa

    2 anos atrás

    gostei da noticia

  • aluno.murilogarcia@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Caramba que legal esses três modos de vida! Achei que as cobras só nasciam por ovos! Joca, você podia fazer uma reportagem de curiosidades de sapos? Tchau!

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Olá, Murilo! Obrigado por deixar seu comentário. Vamos anotar sua sugestão por aqui. Participe sempre que quiser :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido