Existem muitas formas de um animal se reproduzir. Algumas espécies de serpentes botam ovos, outras mantêm os filhotes no interior do corpo durante toda a gestação e ainda existem as que mantêm os ovos dentro do corpo até os filhotes nascerem.

Cobras que botam ovos são chamadas de ovíparas. Geralmente, elas vivem em regiões mais quentes, e o calor do ambiente ajuda no desenvolvimento do filhote e na incubação. As mamães cobras costumam colocar os ovos em um lugar protegido, como tocas, embaixo de folhas ou troncos de árvores caídos. Dependendo da temperatura, umidade e espécie de serpente, um bebê pode demorar até três meses para nascer.

Existem também as cobras chamadas de vivíparas. Em geral, as espécies que vivem em lugares mais frios têm essa estratégia de reprodução. Os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe, onde ficam protegidos e aquecidos, e só saem quando estão prontos e mais desenvolvidos. Dependendo da espécie, a gestação pode durar até oito meses.

E, por último, há as cobras chamadas de ovovivíparas. As fêmeas carregam os ovos dentro do corpo. Os filhotes se desenvolvem e eclodem desses ovos ainda no interior do corpo da mãe. Após esse período, eles saem e estão livres.

Já as aranhas botam ovos e constroem um ninho de teias para protegê-los. Depois do nascimento, pode acontecer de os filhotes mais velhos e mais fortes comerem os mais novos.

Os escorpiões fazem parte do grupo das aranhas, chamado de aracnídeo. Eles têm muitas coisas em comum. As fêmeas também botam ovos e, quando os filhotes nascem, elas protegem os bebês até eles crescerem. Assim que cada um dos filhotes sai do ovo, a mãe o coloca nas costas para levá-lo para todos os lugares.  

Pergunta enviada pelo leitor Francisco J., de Santana do Parnaíba (SP)

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • levileite

    3 anos atrás

    otimo sempre quis saber sobre isso e como cria conta aqui.????

  • Arthur Athanase

    3 anos atrás

    que legal!

  • pedro

    3 anos atrás

    no final vi uma cobra dragão

  • Moisés Braga Ribeiro

    3 anos atrás

    Na casa da minha avó apareceu uma jararaca

  • 3 anos atrás

    Que Legal!

  • Enzo

    3 anos atrás

    Gostei

  • Fetranks

    3 anos atrás

    Que legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido