Arte: Milena Branco

As cobras já tiveram patas, mas isso foi há muito tempo — mais ou menos 95 milhões de anos atrás. Na época, elas usavam os membros para se locomover, assim como os lagartos fazem hoje. As duas espécies, inclusive, integram o grupo dos répteis, animais que têm pele grossa e botam ovos com casca resistente.

Estudos mostram que a perda das patas está relacionada ao DNA (código genético) desses animais. É difícil dizer o porquê das cobras não terem mais membros. Em todas as espécies de seres vivos é normal ocorrerem as chamadas mutações, que faz com que os animais mudem com o tempo. No caso das serpentes, os animais que nasceram sem as patas se adaptaram melhor do que os que tinham patas. Eles sobreviveram, reproduziram-se e passaram essa característica para os descendentes.

É como o caso das girafas: no passado, elas tinham pescoço pequeno, mas, em certo momento da história, uma nasceu diferente, com o pescoço um pouco maior. Esse indivíduo, por sua vez, alcançava as folhas das árvores com mais facilidade, o que fez com que sobrevivesse e tivesse filhotes que também tinham pescoço comprido. Esses filhotes, assim como o pai ou a mãe, também tinham mais facilidade para alcançar folhas altas, por isso, conseguiam sobreviver e gerar filhos com a mesma característica.

Com o tempo, as girafas com pescoço comprido foram se multiplicando, até que só sobrassem elas na natureza. Ao mesmo tempo, as de pescoço curto, que não tinham tanta habilidade para pegar folhas altas, acabavam não ingerindo muita comida, assim, não conseguiam sobreviver até ter idade suficiente para gerar filhos. Dessa forma, a espécie acabou desaparecendo da natureza, pois não havia deixado descendentes.

No caso das cobras, não existe uma explicação científica que explique o porquê de essa mutação ter acontecido, mas sabemos que ela foi passada de geração em geração. Por isso, hoje, nenhuma espécie de cobra tem patas.

Pergunta enviada pela leitora Júlia de A., 10 anos.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (11)

  • joaquim

    2 anos atrás

    amei. quero ser biologo quando creser ja estou estudando! que tal fazer uma noticia falando como os camaleoes mudão de cor?

  • Helena Turkie Rinaldi

    2 anos atrás

    Oi, Joaquim! Tudo bem? Ficamos muito felizes em saber que você gostou da coluna e quer ser biólogo! É uma profissão muito interessante. Essa dúvida foi enviada por um leitor e já foi publicada. Para conferir, acesse https://www.jornaljoca.com.br/duvida-animal-como-os-camaleoes-conseguem-mudar-de-cor/. Esperamos que goste!

  • Liz Escobar

    2 anos atrás

    NOSSA QUE ESTRANHO

  • liz

    2 anos atrás

    eu acho que era mas dificil a cobra andar com as patas

  • Escola Ciclo Roda Viva

    2 anos atrás

    eu acho que era mas dificil a cobra andar com as patas

  • Julia Fallette de Magalhães

    2 anos atrás

    é que eles tem uma proteina diferente

  • Julia Fallette de Magalhães

    2 anos atrás

    Amei o video realmente

  • HenriqueNakano

    2 anos atrás

    por que o ornintorrinco bota ovos?

  • Felipe Sali

    2 anos atrás

    Oi, Henrique. Colocamos a sua pergunta na nossa lista do Dúvida Animal. Obrigado por enviar!

  • Daniela Possari

    2 anos atrás

    Por quê o ornitorrinco tem pés venenosos?Hein?

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, Daniela. Colocamos a sua pergunta na lista do Dúvida Animal e ela pode aparecer aqui qualquer dia. Fique atenta! Até a próxima!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido