Empresas privadas (ou seja, que não pertencem ao governo) estão trabalhando para tornar viagens ao espaço mais acessíveis a pessoas que não são astronautas. Em julho, Richard Branson, dono da Virgin Galactic, e Jeff Bezos, proprietário da Blue Origin, embarcaram nos próprios foguetes e realizaram voos suborbitais, em um grande passo no turismo espacial.

Viagem de Richard Branson
Ele embarcou, no dia 11 de julho, em uma espaçonave da Virgin Galactic, e realizou um voo suborbital que durou cerca de 20 minutos. Branson estava acompanhado de dois pilotos e outros três tripulantes. Depois de decolar de uma base no Novo México, Estados Unidos, a nave alcançou uma altitude de 89 quilômetros em relação ao solo terrestre. Críticos dizem que o voo não conta como uma viagem espacial, pois não ultrapassou a Linha de Kármán.

Viagem de Jeff Bezos
Em 20 de julho, o proprietário da Blue Origin e outros três tripulantes realizaram uma viagem suborbital de cerca de 10 minutos. Não havia pilotos — o que é inédito para viagens do tipo. A nave, lançada de uma base no Texas, EUA, chegou à altitude de 107 quilômetros em relação à superfície terrestre. “Foi o melhor dia de todos!”, comemorou Bezos ao falar com a imprensa.

Entenda a diferença entre os tipos de voo

Voo orbital: a espaçonave entra na órbita terrestre, ou seja, é capaz de fazer um trajeto em volta do planeta, assim como os satélites, graças à velocidade atingida.

Voo suborbital: a espaçonave atinge uma altitude que permite enxergar a Terra “de fora”, mas não alcança velocidade suficiente para permanecer ali e viajar ao redor do planeta. Em vez disso, retorna para a superfície.

Linha de Kármán: A Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) definiu que a “fronteira” entre a atmosfera da Terra e o início do espaço, chamada de Linha de Kármán, começa a 100 quilômetros da superfície terrestre.

Fontes: BBC, Blue Origin, CBS, CNN, Live Science, G1, O Globo, Nexo, NBC News, USA Today e Virgin Galactic.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 173 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido