Final de semana terá eclipse lunar total e 'Super Lua de Sangue']

Pela primeira vez em mais de 30 anos, um eclipse lunar vai acontecer junto com uma superlua.

O evento vai acontecer no dia 27 de setembro, e poderá ser visto das Américas do Sul e Norte, Europa, África e partes do oeste asiático.

A lua estará cheia e no periastro, ou seja, 50 mil quilômetros mais próxima da Terra que no apoastro, distância maior que uma volta em torno do planeta.

Por causa da proximidade, a Lua parece ser 14% maior e 30% mais brilhante nos céus, em relação à lua cheia de apoastro, por isso recebe o apelido de superlua.

Por mais de uma hora, a sombra da Terra vai “engolir” a superlua, à medida que o planeta se deslocar entre o satélite e o Sol.

E os dois fenômenos ao mesmo tempo é raro e acontece de décadas em décadas. O último aconteceu em 1982, e o próximo não irá acontecer até 2033.

É raro porque é algo que, talvez, uma geração inteira não viu.

O eclipse lunar total vai durar uma hora e 12 minutos. De acordo com a Nasa, a sombra da Terra começará a cobrir a superlua às 21h11min e o eclipse total começará às 23h11min.

A Lua de domingo também representará a Lua de Sangue, pois trata-se do quarto eclipse de uma tetrada lunar, que é “uma sequencia de quatro eclipses lunares totais que ocorrem num intervalo de seis meses lunares entre cada um deles. Tudo isso fará com que aconteça um eclipse total de uma Super-Lua de Sangue.

A Super-Lua

Segundo a astrônoma, o melhor horário para observar uma Super-Lua é quando ela está próxima ao horizonte, quando podemos compará-la a objetos próximos e ela nos parece maior.

O eclipse lunar total

Um eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados no espaço, com a Terra posicionada entre o Sol e a Lua, e a sombra que a Terra projeta no espaço encobre totalmente a Lua.

A totalidade do eclipse deve durar 72 minutos.
Ela ainda mostra os horários de início e término do eclipse penumbral:

27 – 28 de setembro – Horários de Cuiabá:

Início do Eclipse Penumbral: 20h12
Início do Eclipse Parcial: 21h07
Início do Eclipse Total: 22h11
Máximo do Eclipse Total: 22h47
Fim do Eclipse Total: 23h23
Fim do Eclipse Parcial: 0h27
Fim do Eclipse Penumbral: 1h22

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Helena

    8 anos atrás

    vi o eclipse e super lua, lindo de mais

  • Joca

    8 anos atrás

    Oi Helena! Nós vimos também, foi superlegal não foi? Obrigada por escrever para o Joca!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido