Em 20 de junho é celebrado o Dia Mundial do Refugiado. Para saber mais sobre o tema, os estudantes Helena T. A. e Pedro L. C., representantes de sala dos 5ºs anos A e B do Colégio Pueri Domus, de São Paulo (SP), em nome de todos os colegas de turma, entrevistaram dois refugiados que moram no Brasil: Blessing W., de 16 anos, da República Democrática do Congo (RDC), e Jaecmar Alejandra E., 15 anos, da Venezuela.

Blessing 190
#pracegover: foto do jovem Blessing, que veste camiseta branca e bandana vermelha na cabeça. Crédito de imagem: ARQUIVO PESSOAL

A Alejandra e o Blessing fizeram parte do projeto #RefuTeen, do ACNUR (Agência da Organização das Nações Unidas Para Refugiados) e da entidade I Know My Rights (IKMR, Eu Sei Meus Direitos, em tradução livre). Com participação de jovens entre 12 e 18 anos, a iniciativa realizou oficinas para oferecer a refugiados e migrantes acesso a conhecimentos e técnicas sobre conteúdos em redes sociais. Confira o bate-papo.

Alejandra 190
#pracegover: foto da jovem Alejandra, que veste blusa listrada preto e branca. Crédito de imagem: ARQUIVO PESSOAL

Por que vocês saíram de seus países?
Blessing: Eu saí da RDC por questões políticas. Minha mãe é jornalista e denunciou crimes do governo, como enviar crianças para a guerra e trabalho escravo. Com isso, o governo começou a ir atrás dela, e tivemos que buscar uma saída. A gente não veio para o Brasil porque quis, e sim porque foi a primeira porta que se abriu. Quando você quer fugir de um lugar, você escolhe a oportunidade que vem primeiro.
Alejandra: Saí do meu país por questões socioeconômicas. Lá, a gente vive em uma ditadura há mais de 20 anos, e isso começou a afetar minha família. A economia da Venezuela não é das melhores, e nós éramos duas crianças e dois adultos. Meu pai era o único que trabalhava e minha mãe ficou grávida. Isso foi a gota d’água. Eu saí aos 10 anos.

Helena-reporter-mirim-190
#pracegover: Helena usa cachecol branco e óculos. Ela sorri. Foto: arquivo pessoal

Como vocês chegaram do seu país até o Brasil?
Blessing: Começamos a tentar vistos para países fora da África, por causa de questões étnicas que existem na África — às vezes, uma etnia não gosta da outra, e isso gera atritos. Conseguimos um visto para o Brasil. Lá, eu mudava de casa toda hora, porque o governo nos perseguia. Chegaram a colocar fogo em uma casa onde estávamos. No dia da saída, pegamos um avião até a África do Sul. Então, outro avião para São Paulo, em outubro de 2014.
Alejandra: Primeiro, tivemos que vender casa, dois carros. Se para mim foi difícil ver como meus pais perderam tudo, imagine para eles. Passamos três dias viajando de ônibus e chegamos a Roraima. Foi preciso parar um dia porque minha mãe estava grávida de oito meses. Então pegamos um avião até o Rio de Janeiro. Foi em 2017.

Pedro-reporter-mirim-190
#pracegover: Pedro usa moletom preto e óculos. Foto: arquivo pessoal

Contem um pouco sobre a cidade natal de vocês.
Blessing: A minha cidade é Kinshasa, a capital da RDC. Na África, em geral, as capitais são as cidades mais bonitas, com mais infraestrutura. Algo que é diferente do Brasil, que tem São Paulo e o Rio de Janeiro como cidades muito importantes, e Brasília não é tanto. O centro econômico por aqui é o Sudeste. No meu país, a capital é mais importante. Em Kinshasa temos muitos pontos turísticos, como a avenida Boulevard, com diversos monumentos.
Alejandra: Eu venho de San Joaquín, a duas horas de Caracas, capital da Venezuela. É um lugar pequeno, todo mundo se conhece e é bem familiar. Fica longe das empresas e shoppings. A Venezuela é muito bonita e diversa em paisagens. Tem neve, deserto e uma das sete maravilhas naturais do mundo, Salto Ángel [uma catarata].

Foi difícil sair do seu país?
Blessing: Sim. Saímos eu e minha mãe… primos, tios, avós ficaram. Meu pai já estava no Brasil. Ao chegar, não sabia falar português e me isolei. O que me ajudou muito foi a escola. O mais difícil foi conseguir me enturmar. E o preconceito, porque eu não sabia falar português direito e algumas pessoas me zoavam.
Alejandra: Foi difícil. Minha mãe pintou tudo como uma aventura, o que ajudou a lidar com a situação. Mas, então, comecei a questionar, por exemplo, quando veria minha avó. Minha mãe explicou e, agora, eu entendo. Fui aprender agora a lidar com a saudade e o sacrifício que foi sair de lá.

Vocês gostaram de viajar para outro país?
Blessing: Eu gostei de vir para o Brasil. Aqui, a experiência multicultural é diferente. No meu país, temos várias etnias que brigam entre si. Já a comida daqui não é tão diferente, tem arroz e feijão. Aqui fiz grandes amigos e o povo me recebeu muito bem.
Alejandra: Gostei bastante, principalmente porque me descobri como pessoa. Uma das coisas para a qual o Brasil me abriu a mente foi idiomas, descobri que tenho facilidade para aprender outras línguas.

Como é a participação de vocês no #RefuTeen?
Alejandra: A gente mostra para os adolescentes e as crianças que os refugiados são normais. É para lutar contra o preconceito de que os refugiados são coitadinhos. Temos páginas nas redes sociais para mostrar que somos todos iguais. Isso dentro da nossa diversidade.
Blessing: São abordados temas como direitos humanos. Tem o exemplo de um trabalho que fiz sobre a história dos direitos humanos. O objetivo é falar para os jovens o que são os direitos deles. Mostrar que diferenças existem e que precisamos respeitar as diferenças de cada um.

Exposição
Quem deseja saber mais sobre refugiados e migrantes venezuelanos pode conferir a exposição Acolhidos: o Percurso da Venezuela à Integração no Brasil. A mostra é gratuita e traz 120 imagens do italiano Antonello Veneri, que cruzou a fronteira entre o Brasil e a Venezuela para registrar o trajeto de algumas famílias. Fica na cidade de São Paulo até 26 de junho.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.


Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido