Seleção olímpica fará sua estreia nos Jogos Olímpicos no dia 22 de julho. Foto: divulgação

André Jardine, técnico da seleção olímpica, e Branco, coordenador das seleções de base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgaram, nesta quinta-feira, dia 17, a lista oficial dos 18 jogadores que representarão o futebol masculino do Brasil na Olimpíada de Tóquio 2021. O anúncio foi feito durante uma coletiva com jornalistas, realizada na Casa do Futebol Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Confira os convocados, entre titulares e reservas.

Goleiros: Aderbar dos Santos Neto (Athletico-PR) e Brenno (Grêmio);

Zagueiros: Nino (Fluminense), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Diego Carlos (Sevilla).

Laterais: Guilherme Arana (Atlético-MG), Gabriel Menino (Palmeiras) e Daniel Alves (São Paulo).

Meio-campistas: Bruno Guimarães (Lyon, da França), Gerson (Olympique de Marselha, da França), Claudinho (Red Bull Bragantino), Douglas Luiz (Aston Villa, Inglaterra) e Matheus Henrique (Grêmio).

Atacantes: Antony (Ajax, da Holanda), Matheus Cunha (Hertha Berlim, da Alemanha), Malcom (Zenit, da Rússia), Pedro (Flamengo) e Paulinho (Bayer Leverkusen. da Alemanha).

Após o anúncio dos convocados, jornalistas tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao técnico e ao coordenador. Eles explicaram, por exemplo, por que o craque Neymar, do PSG, da França, não foi convocado para os Jogos Olímpicos. Segundo Branco, seria muito difícil para o jogador de 29 anos (saiba mais no item “limite de idade”) participar tanto da Olimpíada como da Copa América, já que há um intervalo muito curto entre os dois eventos. Atualmente, o atacante brasileiro está participando da competição continental, que teve início em 14 de junho e chegará ao fim no dia 10 de julho – 12 dias antes da estreia do Brasil na Olimpíada.

O único jogador que foi convocado para a Olimpíada, apesar de estar participando da Copa América, foi Douglas Luiz. Branco afirmou que, caso o Brasil chegue à final do campeonato continental, a apresentação do volante nos Jogos Olímpicos será adiada.

Ao ser questionado sobre as expectativas em relação à Olimpíada, Jardine disse que a seleção terá um grande desafio pela frente e todas as partidas terão algum nível de dificuldade. “Vejo essa Olimpíada como algo bastante difícil. Será em outro continente, com grandes seleções. Não vamos ter caminho fácil em nenhum jogo… O Brasil é um dos países que vai disputar medalha, mas tenho certeza de que há outras seleções no mesmo nível que a gente.”

Mesmo assim, Jardine assegurou que a comissão técnica está pronta para estimular os jogadores a se diferenciar dos oponentes, investindo em características famosas do futebol brasileiro, como malícia e malandragem. “A seleção tem que ter a malícia, malandragem, porque o jogador vem do futebol de rua, do futsal. Isso vai ser incentivado por nós, para no momento certo desconsertar um adversário. Temos a missão de continuar tentando nos colocar na vanguarda tática.”

Limite de idade

Na Olimpíada, as seleções de futebol masculino só podem levar três jogadores com mais de 24 anos – o resto do elenco precisa ser mais novo do que isso. No caso, a comissão técnica brasileira decidiu convocar Daniel Alves, de 38 anos, Santos, de 31 anos, e Diego Carlos, de 28 anos.

Fontes: Globo Esporte e UOL

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Eric

    2 anos atrás

    eu amo de nemar

  • andre

    2 anos atrás

    o legal que os jogos Olímpicos foram adiadas pela covid-19 por segurança o bom e que quando ocorrer as olimpídas que falta pouco algums atletas são vacinados.

  • Renatão dos Paranauê

    2 anos atrás

    Cadê o Ribamito?

  • Raul Wakahara

    2 anos atrás

    HAHAHA

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido