Você já sabe o que vai fazer nas férias?

Para te ajudar a preparar a programação, reunimos algumas sugestões de filmes, livros, atividades, brincadeiras e games para você se divertir no período sem aulas. Confira.

Filmes

Playmobil: o Filme

playmobil filme dicas de férias

Marla é uma humana que entra no universo dos bonecos Playmobil e é transformada em um deles. Nesse lugar cheio de novidades, ela embarca em uma grande aventura para salvar o irmão. No caminho, acaba conhecendo várias figuras excêntricas, como um agente secreto, uma fada madrinha e um androide.

Estreia: 19 de dezembro.

Frozen 2

frozen 2 dicas para as férias

No novo filme, as irmãs Anna e Elsa embarcam em uma aventura para salvar o reino de Arendelle. A dupla, acompanhada por Kristoff, Olaf e a rena Sven, vai até uma floresta mágica após Elsa ouvir uma voz que a chama para lá e tenta descobrir qual é a verdadeira história do seu reino e por que ele está em perigo.

Estreia: 2 de janeiro.

Star Wars: a Ascensão Skywalker 

No último filme da saga, os membros sobreviventes da Resistência enfrentam a Primeira Ordem, a ditadura comandada pelo líder supremo Snoke. A produção promete uma grande batalha final e o surgimento de novas lendas.

Estreia: 19 de dezembro.

Livros

Bisa Bia, Bisa Bel

Depois de encontrar um velho retrato da bisavó, Bel começa a imaginar que está tendo um relacionamento com ela, embora as duas nunca tenham se conhecido na vida real. Passado um tempo, a menina também começa a imaginar que está se relacionando com sua futura bisneta. Para Bel, essas “convivências” entre gerações oferecem lições valiosas, que ela levará para o resto da vida.

O Dia em Que Nate Entrou Para a História

 

nate dicas de férias

Nate é um garoto que vive hilárias aventuras na escola. Ele está certo de que nasceu para ser um sucesso, embora seu jeito “espertinho” de ser só o coloque em encrencas. O livro intercala texto com ilustrações, o que lembra um pouco o estilo da coleção Diário de um Banana.

O Livro dos Esportes

O livro traz informações e curiosidades sobre mais de 200 esportes. Aprenda as regras de cada modalidade, as técnicas mais utilizadas e os atletas que marcaram a história.

Brincadeiras

Cabo de guerra em caixas

Separe uma corda e duas caixas largas, resistentes e não muito altas. Cada caixa deve ser colocada a mais ou menos 2 metros de distância uma da outra.
Em seguida, cada participante deve subir em uma das caixas e segurar em uma das pontas, puxando-a para o seu lado (como em um cabo de guerra). Perde aquele que perder o equilíbrio e pisar no chão.

Boliche com garrafas

boliche garrafas pet dicas de férias

Que tal usar nas brincadeiras materiais que não estão mais sendo utilizados? Você pode usar garrafas plásticas, por exemplo, para fazer um boliche. Ainda dá para colocar pedrinhas dentro delas para deixá-las mais pesadas e enfeitá-las do jeito que achar melhor. Depois, é só arranjar uma bolinha e convidar os amigos para jogar!

Mãe da rua

mãe da rua dicas de férias

Esta brincadeira pode ser praticada em uma quadra, campo ou espaço aberto. O importante é que os participantes delimitem três divisões: meio e pontas. O objetivo do jogo é sair de uma ponta, passar pelo meio e chegar à outra ponta sem ser pego pela mãe da rua. A pessoa que for escolhida para ser a mãe da rua só poderá ficar na parte do meio e deve correr de um lado para o outro para pegar os demais jogadores. Aquele que for pego automaticamente assumirá essa função.

Dica do Joca: se quiser deixar a brincadeira mais desafiadora, crie uma regra na qual os jogadores – incluindo a mãe da rua – só possam se movimentar de um lado para o outro andando em um pé só.

Atividades simples para fazer em casa

Faça desenhos divertidos

O que acha de aproveitar as férias para fazer alguns desenhos legais? Ao final, você pode mostrar as suas produções para os amigos ou mesmo colocá-las na parede do quarto, para que todos possam ver. Se não estiver se sentindo inspirado, procure por sites ou livros que falem sobre técnicas de desenho.

Dica do Joca: clique aqui para assistir a um vídeo que ensina a fazer desenhos divertidos. Com ele, você aprende a dar um toque de “animação” nas suas ilustrações, transformar números em desenhos de animais e até a deixar as suas fotos mais divertidas com o auxílio de uma caneta.

Escreva listas

escrever listas dicas de férias

Um passatempo fácil e divertido para fazer nas férias é escrever listas. Você pode fazer listas das suas comidas favoritas, dos seus planos para o futuro, dos lugares que gostaria de conhecer… Daqui a alguns anos, você poderá ler essas listas e ver como era a sua cabeça quando era criança. Bem divertido, não é?

Faça uma pipa

pipa dicas de férias

Empinar pipa é legal, mas nós garantimos que fazer a própria pipa e ter o prazer de empiná-la é ainda mais divertido. Para produzir uma pipa, você precisa de varetas, barbante, fita adesiva, cola branca e papel de seda. Peça sempre a ajuda de um adulto, não faça nada que envolva cortes sozinho.

Dica do Joca: clique aqui para assistir a um vídeo sobre como fazer uma pipa hexagonal.

Sugestões de leitores

 

“As minhas dicas de livros são Pote Vazio e Orelha de Limão; de filme, Descendentes; e de jogo, Minecraft.” – Maria Eduarda F., 11 anos.

 

 

 

 

“A minha dica de livro é Minha Vida Fora de Série. É um dos melhores livros que eu já li.” – Bruna L., 11 anos.

 

 

 

 

“Eu indico para as pessoas jogar futebol e ler o livro Era uma Vez Dom Quixote.” – Dayvilla Ryana, 10 anos.

 

 

 

“Eu indico o filme Vingadores e o livro Sherlock Holmes.” – Saulo B., 10 anos.

 

 

 

“Eu recomendo o livro Diário de uma Garota Nada Popular. É um bom livro.” – Isabella S., 10 anos.

 

“Eu indico o filme Vingadores: Ultimato, o jogo Fifa 20 e o livro Diário de um Banana.” – Rafael.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido