Esta matéria foi originalmente publicada na edição 229 do jornal Joca
MENINO BENJAMIM (Otávio Júnior e Isabela Santos — Editora Yellowfante)
Por João M. e Pedro G.
O livro conta a história de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, e de um menino que foi abandonado e agora vive em situação de rua, também chamado Benjamim. Um dia, o menino encontrou um palhaço que contou para ele a história do Benjamin de Oliveira. Achamos que este é um bom livro para ler, porque fala sobre racismo, para as crianças saberem como é ruim ser preconceituoso ou sofrer preconceito. Otávio Júnior é o autor e nasceu no Rio de Janeiro.
É UMA JANELA OU UMA BANGUELA? (Jonas Ribeiro — Editora Elementar)
Por estudantes do 3º C da E. E. Profa. Jacyra Moya M. Carvalho
O livro conta a história de um dia em que os dentes do Guilherme amoleceram e caíram. A dona língua sentia que alguma coisa estava muito errada. É um livro muito colorido, bonito e fácil de ler. Nós nos identificamos porque os nossos dentes também caíram.
O MUNDO NO BLACK POWER DE TAYÓ (Kiusam de Oliveira e Taisa Borges — Editora Peirópolis) Por Henrique A., Henrique R. e Lorenzo L.
Tayó tem 6 anos e uma beleza rara. Ela tem um cabelo black power, penteado que representa o povo negro e foi muito usado entre os anos 1960 e 1980. Seu rosto parece uma moldura e destaca sua beleza infinita. Na nossa opinião, o livro é repetitivo em suas falas sobre beleza, mas cumpre o assunto principal do título, sendo muito bom para esse tema. As ilustrações são cheias de cores e trazem muita vida. Kiusam é doutora em educação infantil, bailarina, coreógrafa e contadora de histórias. Taisa Borges é natural de São Paulo e, após cursar artes plásticas, mudou-se para a França.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.