interna_livro-nos
Arte: Milena Branco

Você sabe o que são mitos? São histórias fantasiosas, muitas vezes com elementos sobrenaturais e que são transmitidas dentro da tradição de um povo. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, dos mitos que envolvem os deuses dos antigos gregos.

O que talvez você não saiba (ou tenha pouco conhecimento sobre) é que existem diversos mitos que fazem parte das tradições dos mais variados povos indígenas que vivem no Brasil. Algumas dessas histórias são apresentadas no livro Nós: Uma Antologia de Literatura Indígena (vários autores, organização e ilustrações de Mauricio Negro, Companhia das Letrinhas).

livro-Nos
As histórias do livro foram escritas por diversos autores. Imagem: divulgação

Em histórias que falam sobre o nascimento do mundo, de diversos seres e dos humanos, variados autores se alternam a cada texto, relacionado a um povo indígena que vive em nosso país.

Um dos trechos de que mais gostei está na história do povo umuko masá desana, escrito por Jaime Diakara: “Na natureza tudo é indissociável. Uma árvore é um ser humano. Suas folhas são cabelos. Os galhos são braços. Raízes, pés. Por sua vez, a terra é a carne do corpo. É pelos rios irrigada, como as veias que fazem nosso sangue correr. Quando morremos, nosso corpo é devolvido à Mãe Terra, retorna às origens. O mito desana é ciência indígena, sabedoria vivenciada. E a terra, crianças, é o reflexo o céu”.

Além de encontrar trechos cheios de inspiração como este acima, que nos conectam com a natureza da qual fazemos parte (fato de que, às vezes, nos esquecemos), o livro Nós traz informações sobre cada povo indígena citado e um glossário para o leitor entender as palavras usadas nos mitos.

Cada uma dessas histórias é uma oportunidade para conhecer e valorizar a cultura dos indígenas de nosso país. Aproveite!

E se quiser saber mais sobre autores indígenas, clique aqui e relembre a entrevista que o Joca fez com Daniel Munduruku (ele escreveu o texto da contracapa do livro Nós).

Boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Isadora de Carvalho Moraes

    2 anos atrás

    QUE LEGAL!!!<3

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido