interna_coluna
Imagem: divulgação. Arte: Milena Branco

Você faz ideia de como os médicos descobriram que lavar as mãos era um procedimento essencial de higiene para evitar que pacientes morram? E que dentro de bibliotecas de casas antigas podem existir documentos que registram momentos importantes da história brasileira?

É sobre esses casos curiosos que tratam as 12 histórias do livro A Ciência Que Nos Rodeia: Contos Sobre Ciência e Tecnologia Para Jovens Curiosos (Ises de Almeida Abrahamsohn, Artêra Editorial).

livro-Ciencia-que-nos-rodeia
As ilustrações são da Jessica Liaw Ng. Imagem: divulgação

A autora é médica formada pela USP (Universidade de São Paulo), onde também trabalhou como professora e cientista durante 35 anos. Agora, Ises aproveita a experiência de décadas para despertar, por meio dos contos, o olhar dos jovens para a ciência. Especialmente para a curiosidade científica, que inclui o ato de perguntar, ler e investigar sobre um assunto.

Um dos meus contos preferidos de A Ciência Que Nos Rodeia fala sobre os buracos negros. De maneira simples, e dentro da casa do personagem da história, a autora explica o que é conhecido sobre esse evento espacial que a ciência ainda tenta compreender totalmente.

Os textos também falam sobre a poluição gerada por plástico, dos pesticidas e a respeito da possibilidade de existirem computadores mil vezes mais rápidos do que os que usamos hoje.

Se você gosta de ler, investigar e descobrir novidades do mundo da ciência e tecnologia, aproveite essa dica e se divirta – especialmente com o conto “A garota que detestava brócolis”, em que uma jovem pensa em adicionar sabor de chocolate ao vegetal. Será que isso é possível?

Boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido