interna_livro vermelho
Arte: jornal Joca

Você já ouviu falar do rato-do-espinheiro? Talvez não, afinal, ele é um animal extinto. Em 2016, o rato-do-espinheiro foi declarado a primeira espécie de mamífero extinta por causa das mudanças climáticas no planeta provocadas pela ação do ser humano. Essa história é uma das contadas no Livro Vermelho Para Crianças: Fauna Ameaçada de Extinção (Otávio Maia, Companhia das Letrinhas).

A obra traz informações sobre 35 espécies que têm algo em comum: correm risco de extinção. O nome do livro é inspirado justamente nesse fator compartilhado entre os seres que aparecem a cada página. Vem da Lista Vermelha, criada pela União Internacional Para a Conservação da Natureza (International Union for Conservation of Nature, a IUCN) para avaliar e acompanhar o risco que as espécies sofrem de desaparecer do planeta. Clique aqui para ler uma reportagem na edição 177 do Joca que traz dados atualizados da Lista Vermelha.

Livro-Vermelho-Criancas
As ilustrações do livro são de Biry Sarkis. Imagem: divulgação

De acordo com o Livro Vermelho Para Crianças, o rato-do-espinheiro foi extinto em consequência do aquecimento global, com inundações causadas pela elevação do nível do mar e tempestades frequentes. Tudo isso pode tanto ter acabado com a vida dos ratos-do-espinheiro como destruído a vegetação do único local onde eles viviam – um banco de areia do tamanho de quatro campos de futebol em Bramble Cay, no estreito de Torres, entre a Austrália e Papua-Nova Guiné.

Além de contar histórias como essa, a obra ajuda na conscientização para evitar que casos como o do rato-do-espinheiro voltem a acontecer. O livro explica o que está sendo feito e o que é possível fazer para preservar a natureza e os animais.

Se você é um leitor que adora bichos e está sempre atento a quais atitudes pode ter no dia a dia para ajudar a natureza, recomendo que conheça o Livro Vermelho Para Crianças e o apresente também aos seus amigos – jovens e adultos!

Boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido