interna_coluna-literatura-baoba
Imagem: divulgação. Arte: Milena Branco

O que você acha de acompanhar a viagem de uma árvore? Isso mesmo, de uma árvore! Essa é a história do livro Uma Aventura do Velho Baobá (Inaldete Pinheiro de Andrade, Editora Pequena Zahar). A árvore, um antigo baobá das savanas da África, resolve atravessar o Oceano Atlântico. O destino? O Brasil! Ela vem para visitar parentes que estão em nosso território.

O velho baobá passa pelas mais diversas situações. Encontra uma árvore que está espremida em uma calçada, outra, presa entre dois muros, e até uma sofrendo as consequências do contato com o lixo. Mas também conhece antigas amigas bem cuidadas, antes de ter que voltar para o mar e retomar a viagem rumo a sua terra de origem, do outro lado do Atlântico.

Livro-baoba
As ilustrações são de Ianah Maia. Imagem: divulgação

Essa aventura é uma ótima oportunidade para conhecer ou saber mais sobre a árvore que é considerada símbolo da África. Com até 20 metros de diâmetro, o baobá pode viver por até 6 mil anos. Diz a lenda que os negros escravizados, antes de deixar o continente africano rumo às Américas, eram obrigados a dar muitas voltas ao redor de um enorme baobá para esquecer de sua cultura, crenças e da vida que levavam em seu local de origem. Por isso o baobá passou a ser chamado também de “árvore do esquecimento”.

No entanto, na África, ele é símbolo de fertilidade, cura e abundância, chamado de árvore da vida. É em busca de vida e do contato com parentes que atravessaram o oceano que o personagem de Uma Aventura do Velho Baobá faz a grande viagem contada no livro. Aproveite você também para embarcar nessa busca por mais conhecimento sobre a África.

E quer saber ainda mais sobre o baobá? Veja o vídeo do canal Mwana Afrika, no YouTube:

E boa leitura!

Fontes: Museu Afro Brasil e Portal Geledés.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • joao.rh2020@gmail.com

    1 ano atrás

    Eu gostei de mais porque fala muitas curiosidades no vídeo

  • Gab

    1 ano atrás

    Maneiro.

  • dudu

    1 ano atrás

    eu amei o video

  • Michelle Souza

    2 anos atrás

    Oi eu sou a Laura de 7 anos, moro em São Paulo. Eu gostei muito da dica de Livro O velho baobá.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido