Em 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nele, são reforçadas as atitudes simples que podemos fazer no dia a dia para ajudar o planeta. O básico do básico. O Joca conversou com Agnes Cruz, embaixadora da ONG Limpa Brasil, que nos deu cinco dicas simples. 

1. Fazer a coleta seletiva

Sabe quando você vê aquelas lixeiras em sequência, cada uma com uma cor diferente? Elas servem para separar papel, plástico, vidro, alumínio e lixo orgânico. Procure sempre jogar resíduos na lixeira correspondente e checar se o prédio em que você mora faz a coleta seletiva. “O lixo da coleta seletiva vai para destinos diferentes do lixo comum, orgânico, que vai para um aterro”, disse Cruz.

2. Evite o uso excessivo de água

Fique apenas o tempo necessário no banho, desligue a torneira quando for escovar os dentes e buscar reaproveitar a água sempre que possível. “Quando você entrar no banho, cronometre. Se ele durar 15 minutos, tente tomar em 14 da próxima vez. Com um minuto a menos são muitos litros de água que você economiza”, explicou a especialista.

3. Evite o uso excessivo de energia elétrica

Durante o dia, a luz do sol já ilumina os lugares onde estamos, portanto não é necessário acender a lâmpada. Evite dormir com a televisão ligada. “Sabe quando você sai de um ambiente e larga a luz acesa? Se não tem ninguém usando, pense no meio ambiente se esforçando para dar aquela lâmpada acesa para você e desligue”, disse Cruz.

4. Não utilize copos descartáveis ou sacolas plásticas

Essa ação é prejudicial ao ambiente, como diz a embaixadora da ONG Limpa Brasil: “Aquela sacola plástica gastou energia para ser produzida, extraiu do meio ambiente, petróleo, envolveu toda uma cadeia produtiva para ela chegar ao supermercado, e a pessoa usa uma vez e joga fora. Minha dica é usar a própria sacola ou levar o produto com as mãos se for perto da sua casa”.

5. Evite andar distâncias curtas de carro

Quando você sair de carro com os seus pais, tente perguntar se o mesmo percurso poderia ser feito a pé ou com um meio de transporte coletivo, como metrô e ônibus. “O transporte coletivo é sempre mais recomendado, porque, apesar de liberar gases poluentes, ele leva mais gente de uma só vez. O simples fato de você pegar uma carona com alguém em vez de pegar dois carros para o mesmo lugar gera um impacto positivo”, disse Cruz.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • FREDERICO KIRMAYR KARSCH

    1 ano atrás

    muito legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido