Artistas dão dicas de como iniciantes podem começar a produzir os seus próprios personagens e narrativas.
O mangá é um gênero que começou a ganhar popularidade no mundo a partir da década de 1950. Foto: divulgação

Os mangás, histórias em quadrinhos de origem japonesa, fazem sucesso no mundo todo. Com personagens expressivos e histórias envolventes, o gênero se tornou particularmente popular entre os jovens, que colecionam as mais variadas publicações e sabem tudo sobre as narrativas e personagens favoritos.

Esse amor pelo gênero faz até com que muitos leitores de mangá comecem a desenhar os próprios personagens e histórias, inspirados no estilo japonês. Pensando nisso e aproveitando que em 15 de abril é celebrado o Dia do Desenhista, o Joca entrevistou dois artistas de mangá, que deram dicas para os leitores de como fazer ilustrações e narrativas, começando do nível iniciante. Confira o que eles disseram.

Quem são os artistas?

Yumi Moon

Ilustração feita por Yumi Moon. Foto: divulgação

Adriana Yumi, ou Yumi Moon, como é mais conhecida no universo dos quadrinhos, é a criadora do mangá Sigma Pi e das Tirinhas de Vidro, histórias curtas que explicam conceitos científicos sobre o vidro. Ela conta que começou a fazer desenhos quando estava no ensino médio e passou a ler histórias do gênero japonês. “Na época, começaram a ser publicados os primeiros mangás no Brasil. Fiquei curiosa e decidi comprar alguns dos títulos. Eu me apaixonei pelas estéticas e narrativas! Então, comecei a desenhar nesse estilo”, conta.

Graças ao Sigma Pi, mangá que ela começou a escrever em 2009, Yumi participou de diversas feiras independentes que ficavam dentro de eventos de quadrinhos, como Anime Dreams, Anime Friends e Animecon. Ela conta que tem muito carinho por essas experiências e que a troca com o público que lia suas histórias era muito marcante.Ficava muito feliz quando vinham perguntar se tinha saído um número novo do Sigma Pi. Foi uma história que criei sem muitas expectativas, e saber que as pessoas gostaram dela me deixa muito feliz”, diz.

Thiago Spyked

Ilustração de Thiago Spyked. Foto: divulgação

É desenhista, quadrinista e professor de artes. Já publicou diversos mangás, entre eles Histórias Passageiras e O Velho do Papelão. “Comecei a desenhar quadrinhos quando era criança. Eu fazia histórias com lápis, usando meus cadernos e folhas sulfites dobradas”, conta Thiago.

Em 2003, Thiago teve a primeira história publicada – e, com isso, veio a experiência de ser lido pela primeira vez por pessoas desconhecidas. “A sensação de ver o público lendo o seu trabalho é indescritível. Foi uma das coisas que me motivaram a continuar nessa área.” Hoje, ele diz que a melhor parte de trabalhar com mangá é poder fazer do que gosta. “Muitas das coisas que eu sou e tenho hoje eu devo à arte, aos quadrinhos.”

Dicas de como fazer mangá

1) Na sua opinião, qual é o primeiro passo para começar a desenhar mangá? O que você sugeriria para alguém que está entrando agora nesse universo?

Yumi Moon: a primeira coisa é ter foco e treinar bastante. A pessoa não deve pensar que vai começar a desenhar muito bem sem antes treinar bastante o traço. Desenhar exige treino, por isso recomendo reservar sempre um tempinho para treinar todos os dias. Também é importante cuidar da saúde: fazer pausas e um aquecimento antes de começar a desenhar. Eu consigo aprender bastante vendo tutoriais na internet e observando o desenho de outros ilustradores, mas, dependendo do perfil da pessoa, é recomendável fazer um curso de desenho. O auxílio de um professor ajuda bastante. Outro conselho é sempre tentar melhorar algo a mais nos desenhos ou treinar coisas diferentes para sair da zona de conforto. Isso ajuda a melhorar o traço.

Thiago: eu sempre digo para as pessoas que estão começando que elas devem começar porque querem desenhar, porque têm um interesse verdadeiro por aquilo. No início, apenas sonhe alto. Sonhe que um dia talvez as pessoas vão ler as suas histórias, você vai conseguir trabalhar profissionalmente com mangá… E se divirta! Experimente fazer desenhos e desenhar o que tiver vontade.

2) Você acha que só pessoas com o “dom natural” de desenho são capazes de aprender a desenhar mangá? É possível desenvolver essa habilidade do zero?

Thiago: eu costumo dizer que, se existe um “dom natural”, ele está associado a um talento e um interesse que a pessoa tem em relação a alguma atividade. Eu sou professor de desenho e lido com indivíduos comuns. Algumas têm mais facilidade com uma coisa, outros têm mais dificuldade com outra. Mas todo mundo consegue desenvolver a habilidade de desenhar. Temos técnicas que nos ajudam com isso.

Yumi Moon: eu não acho que somente pessoas com “dom” são capazes de aprender a desenhar. Isso vale não só para desenho, como para qualquer outra atividade. O que existem são pessoas que têm mais facilidade para aprender, e aí cria-se essa falsa ideia de que elas possuem um “dom natural” para desenho. Mas, se você realmente quiser aprender, vá em frente! Pratique e estude bastante. Com o tempo, você vai perceber que o seu desenho vai melhorar.

3) O que não pode faltar em um desenho de um personagem de mangá? O que, na sua opinião, é necessário para criar um bom personagem?

Yumi Moon: uma coisa que acho legal é ver o estilo do artista quando leio um mangá nacional ou vejo ilustrações. Quando você bate o olho e fala: “Nossa, esse estilo é de fulano”. Acredito que a construção de um bom personagem depende de criar características e histórias que façam com que o leitor goste ou odeie aquela pessoa. Colocar situações que passamos no dia a dia, por exemplo, é uma forma de apresentar o personagem e mostrar que ele é um humano como todos nós. Assim, você faz com que o leitor se identifique com ele.

Thiago: alguns detalhes dos desenhos são bem exagerados, como o tamanho e as cores do cabelo, dos olhos, dos armamentos… Esses exageros deixam as histórias divertidas. Não precisa ser nada muito realista – principalmente no caso dos mangás juvenis ou de ação. A minha dica para quem está começando é que faça personagens com algumas características um pouco diferentes do comum, como um penteado diferente, um desenho inusitado na camiseta… Tente sair de tudo o que é muito comum. Essa prática já pode ajudá-lo a criar um personagem interessante.

4) Que dicas você daria para um artista iniciante que nunca criou uma história de mangá? Como criar a estrutura da narrativa?

Thiago: sempre pense em uma estrutura com começo, meio e fim. Toda história segue esse esquema. O mais importante é você saber como a narrativa se inicia, quem são os personagens dela e como ela acaba. O meio da história é parte mais maleável [que pode ser alterada facilmente]. Nunca deixe para pensar no fim da história só quando você estiver terminando de escrever a narrativa. É como contar uma piada: você já sabe qual vai ser o final dela. Então, é mais ou menos essa estrutura que podemos seguir para fazer um mangá. Além disso, se você tiver acesso à internet, pode consultar vários blogs e tutoriais de vídeos que dão dicas gratuitas de como fazer mangá. E não se esqueça do mais importante: desenhar e treinar muito.

Yumi Moon: eu diria para começar fazendo histórias curtas para pegar o jeito da narrativa e da prática de fazer quadrinhos. Caso o artista não se sinta seguro em criar uma história original, ele pode tentar parceria com algum roteirista ou fazer quadrinhos baseados em séries/personagens conhecidos. Uma coisa que acho importante é criar repertório, ou seja, não ler só mangás, e sim buscar outros materiais de entretenimento (livros, jogos, filmes, músicas, entre outros) para que o artista possa tirar inspiração de outros lugares e, assim, ter ideias para criar uma história original e os próprios personagens. Algo que recomendo também é participar de grupos de desenho ou entrar em contato com outros artistas para trocar ideias. É muito bom ouvir a opinião de outras pessoas que desenham, além de acompanhar o que o pessoal anda produzindo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • Laura

    2 anos atrás

    eu amo desenhar desenhei muitas coisas realistas

  • hugocosta

    2 anos atrás

    eu desenho muito bem no estilo mánga na minha sala me chamam de rei desenhista e eu me sinto feliz

  • Lucca

    2 anos atrás

    esse site é legal de mais

  • melissa

    2 anos atrás

    so faço desenhos realista nunca fiz um manga

  • Davi

    2 anos atrás

    Eu sempre quis ser um criador de mangas

  • carol.gontijo

    2 anos atrás

    Adorei a matéria! Meu sonho é ser ilustradora e animadora.

  • Lívia Martinez

    2 anos atrás

    Que legal!!! Eu sempre quis aprender a desenhar assim.

  • edu

    2 anos atrás

    eu amo mangas, animes

  • luigi00976

    2 anos atrás

    favela

  • luigi00976

    2 anos atrás

    legal salve favela

  • Ana lua

    2 anos atrás

    meu sonho e fazer um anime e mangá um dia

  • luigi

    2 anos atrás

    o meu tbm

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido