interna_dia mundial da saude

Você sabia que em 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde? Para lembrar a data, o Joca fez uma linha do tempo com os principais marcos da medicina e da saúde para ajudar você a entender como essa área foi evoluindo ao longo dos anos. Confira!

460 a.C. | Hipócrates
O grego Hipócrates é considerado um dos pais da medicina. Isso porque ele tentava entender como o organismo humano funciona e, a partir disso, buscava curar as pessoas ao redor, enquanto os pensadores gregos tinham explicações baseadas na moral e em mitos – ou seja, acreditavam que as pessoas doentes tinham cometido algum erro e estavam sendo punidas por isso.

A visão de Hipócrates foi muito importante para a evolução da medicina ocidental, já que ele fez com que as explicações racionais substituíssem as morais. Mas, antes dele, algumas civilizações já estudavam o corpo humano, como a egípcia. 

Hipocrates-Dominio-Publico
Hipócrates. Crédito da imagem: domínio público

1796 | Primeira vacina
Numa época em que a varíola (doença que causa sintomas como febre, vômito e dor nos músculos) causava muitas mortes, o médico inglês Edward Jenner criou uma vacina capaz de acabar com ela. Ele descobriu que, se uma pessoa fosse contaminada pelo vírus que causava a varíola nas vacas, ela ficaria imunizada contra o vírus que causava a varíola humana (muito mais grave). Esse tipo de prevenção foi a inspiração para criar as outras vacinas que conhecemos hoje.

Edward_Jenner-dominio-publico
Edward Jenner. Crédito da imagem: domínio público

1846 | Invenção da anestesia geral
A anestesia é o recurso mais usado para impedir que os pacientes sintam dor durante uma cirurgia, por exemplo. Já a anestesia geral faz com que a pessoa que vai ser operada fique desacordada durante o procedimento. Essa técnica foi inventada pelo dentista norte-americano Thomas Green Morton, que usou uma substância chamada éter para deixar um paciente inconsciente durante uma cirurgia, sem sentir dor. 

Antes disso, já eram usados alguns métodos para aliviar a dor nas operações, mas o paciente tinha que ficar acordado durante o procedimento. Alguns exemplos são: a aplicação de gelo ou neve na região que seria operada e a utilização de plantas com propriedades analgésicas, ou seja, que aliviam a dor.

1847 | É preciso lavar as mãos antes de cirurgias 
Hoje pode parecer óbvia a necessidade de tomar cuidado com a higiene na hora de encostar em um machucado ou fazer uma cirurgia. Mas, antigamente, os médicos não sabiam que medidas básicas – como lavar as mãos e limpar os equipamentos – eram necessárias para prevenir infecções. Foi somente em 1847 que um médico da Hungria chamado Ignaz Philipp Semmelweis descobriu que eles mesmos estavam levando doenças para os pacientes por meio das mãos, que tinham contato no mesmo dia com várias pessoas infectadas por doenças diferentes.  

1895 | Primeiro raio X
Essa tecnologia é considerada uma das principais invenções da área da saúde. Foi descoberta pelo alemão Wilhelm Röentgen, quando ele percebeu que uma folha de papel com uma substância chamada platinocianeto de bário era capaz de emitir certa luz. Assim, quando colocou a mão entre a folha e uma tela elétrica, ficou surpreso ao ver que apenas os ossos dele apareciam na folha. 

Wilhelm-Röentgen-dominio-publico
Wilhelm Röentgen. Crédito de imagem: domínio público

1954 | Primeiro transplante de órgão
Atualmente, esse procedimento é usado quando uma pessoa está com os rins parando de funcionar, por exemplo. Como temos dois rins, mas podemos viver com apenas um, é possível que uma pessoa viva doe um de seus órgãos para outra que esteja precisando – é necessário que os organismos sejam compatíveis para o procedimento. A primeira vez que houve um transplante de órgão que deu certo foi quando o médico norte-americano Joseph Murray substituiu o rim de um paciente pelo do irmão gêmeo.

1988 | O Brasil ganha o SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS), que atende os brasileiros sem que eles precisem pagar, foi criado quando o Brasil ganhou uma nova Constituição (conjunto de leis do país), em 1988. Ela definiu que garantir a saúde de todos os brasileiros era uma obrigação do governo do país. 

Sabia que o SUS tem uma página com uma série de informações, como sobre a pandemia e a vacinação contra a covid-19? Clique aqui para acessar.

Fontes: Academia Médica, Drauzio Varella, Estudo Prático, G1, Infoescola, Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, Medicina UCPEL, Ministério da Saúde, Mundo Educação e Simers.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Matheus Benfica de Siqueira

    2 anos atrás

    Interessante

  • Matheus Silva de lima

    2 anos atrás

    Achei legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido