Resultado de imagem para rio sujo

Hoje é o dia Mundial da Água, uma data criada para que as pessoas se conscientizem do quanto é importante cuidar desse bem natural.

Hoje, porém, o Brasil não tem motivos para comemorar. A Fundação SOS Mata Atlântica, divulgou um relatório com dados tristes: quase 30% dos rios brasileiros estão mortos, ou seja não servem pra nada…. não matam a sede dos animais, não irrigam plantações, não abastecem as casas, não servem para consumo humano e não têm peixes.

O documento mostra a análise de 1.607 pontos de água em 73 municípios de 11 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Além disso, nenhum foi considerado ótimo.

A Fundação alerta que, com a conscientização dos habitantes em não poluir cidades e rios, o cenário pode melhorar.

Resultado de imagem para rio sujo

A principal causa da poluição dos rios é o despejo de esgoto das casas, o uso de agrotóxicos que poluem as margens e o desmatamento, afirma a Fundação SOS Mata Atlântica.

O Brasil é um dos países que mais possui água em seu território com 12% do total mundial de água doce.

HISTÓRIA

Resultado de imagem para água fabricação computador

Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa a ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

SAIBA MAIS E COMO AJUDAR

No Brasil cada pessoa gasta, em média, 185 litros de água por dia, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda o máximo de 110 litros.

O desperdício é um dos fatores que agravam a escassez desse recurso.

Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – Água para um Mundo Sustentável, documento elaborado pela Unesco, o consumo da água cresceu duas vezes mais do que a população nas últimas décadas.

Veja cinco dicas para conservar os recursos hídricos e consumir água de maneira consciente:

Comece por uma lista de ações

Resultado de imagem para criança varre calçada

O que pode mudar em casa para que a família consiga economizar água? Faça uma lista com itens que podem servir como metas, como reduzir o tempo de banho a cinco minutos por pessoa, varrer a calçada ao invés de lavar com mangueira, coletar a água que cai do chuveiro enquanto a temperatura está sendo regulada e todas as outras ações que resultem em economia.

Ao fim de cada semana, a família pode retomar a lista para avaliar o que foi ou não cumprido.

Reutilize a água

Algumas atividades não exigem água tratada, como lavar as calçadas ou o carro. A reutilização é uma boa alternativa nesses casos. É possível captar a água que sobra depois do banho de banheira dos bebês ou da lavagem da roupa para empregar nessas tarefas. As crianças podem participar de todo esse processo. A água coletada pode ser usada na limpeza da casa – deixe claro que ela não serve para ser consumida.

Cultive um jardim

Cultive um jardim em casa, plantando sementes e cuidando delas até que se desenvolvam. Caso não tenha espaço, um vaso de flor pode ser suficiente para ilustrar o processo.

Entre em contato com a natureza

Você sabia que existe um tipo de mata que protege os cursos d’água? A mata ciliar leva esse nome pois age como os cílios para os olhos e, assim, protege rios, mananciais e outras fontes de água de impurezas, poluição, assoreamento e muito mais. Visitar parques no meio da cidade e programar passeios em contato com a natureza são formas conhecer as áreas naturais e protegê-las.

Resultado de imagem para passeio parque

Escolha o que e quando comprar

Embora a economia no ambiente doméstico seja essencial, o maior consumo de água acontece fora de casa: cerca de 70% do gasto de água mundial corresponde à agropecuária e 20% à indústria, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

ATENÇÃO:

Para produzir um quilo de carne bovina são necessários aproximadamente 15 mil litros de água. Por outro lado, a mesma quantidade de carne de frango exige quase quatro mil litros. Na confecção de uma camiseta de algodão são gastos cerca de dois mil litros de água e mais de sete mil para um par de sapatos de couro. O computador de uso pessoal precisa de 30 mil litros de água para ser fabricado.

Portanto, é preciso pensar também na água envolvida na fabricação dos produtos e, a partir disso, fazer escolhas.

Pare para refletir sobre os seus hábitos de consumo: é necessário ter tantas peças de roupa e pares de sapato? É preciso trocar os aparelhos eletrônicos com tanta frequência?

Ter essa consciência é um caminho para uma sociedade mais sustentável.

A água é usada para produzir muitos produtos. Veja como consumimos água sem nem perceber:

Imagem relacionada

Fonte: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (14)

  • leticia

    5 meses atrás

    a agua é muito inportante mais o que mais tem na terra é agua

  • leticia

    5 meses atrás

    sem agua n tem como os seres humanos e os animas poderem viver

  • GUSTAVO

    5 meses atrás

    NAO DA PRA VIVER SEM A AGUA

  • Jorge Hamra Sobrinho

    1 ano atrás

    N da pra viver assim

  • João p.s.

    1 ano atrás

    Legal

  • PEDRO D. C.

    1 ano atrás

    Eu amei a notícia sobre a água do planeta, achei muito interessante e eu amei???????

  • guilherme fuchs

    1 ano atrás

    legal

  • TAYLA CHOERI

    1 ano atrás

    ACHO MUITO BOM ECONOMIZAR A ÁGUA EU FAZO SEMPRE A MINHA PARTE FAZAM A SUA PARTE COLABORANDO COM O MUNDO QUE O MUNDO COLABORA COM VC BJS

  • JUAN

    1 ano atrás

    muito enteresante

  • bernardo

    1 ano atrás

    adorei

  • Maria Gabriela R. Guimarães

    1 ano atrás

    todos devemos ajudar a reduzir água porque quando acabar não podemos sentar e chorar.Fassa na sua casa barreiras com papel escrito com ideias para reduziz o gasto da água???????????????????

  • Tania Tucunduva

    2 anos atrás

    precisamos cuidar da natureza por que se não matamos a amazonia

  • prof_villares

    4 anos atrás

    Boa tarde! Sou professora do Henrique Dumont Villares e a achei muito interessante o Jornal Joca nº 01! Seria possível conseguirmos alguns exemplares para trabalharmos em sala de aula? Até mesmo para deixarmos uma edição histórica em nossa escola. Agradeço desde já. Beijinhos da professora Joice Consolim.

  • Joca

    4 anos atrás

    Precisamos cuidar da natureza!

Compartilhar por email