Em Tóquio, Brasil tem melhor campanha da história em paralimpíadas

Os torcedores brasileiros já podem comemorar. No dia 3 de setembro, o país garantiu sua melhor campanha na história dos Jogos Paralímpicos, com 21 ouros, 14 pratas e 8 bronzes (43 medalhas no total). Até então, o melhor desempenho do Brasil tinha sido na edição de Londres, em 2012, quando a delegação faturou 21 ouros, 14 pratas e 26 bronzes, totalizando 61 pódios.

Agora, o objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é chegar à quinta colocação no quadro de medalhas até o fim do torneio, que se encerra no dia 7 de setembro. Por enquanto, o país está na sétima posição.

Brasil goleia a China e ganha ouro no goalball masculino

Goalball masculino fatura ouro inédito. Foto: Alê Cabral/CPB

Pela primeira vez na história, a seleção brasileira de goalball masculino conquistou o ouro na Paralimpíada. O time goleou a China por 7 a 2, com três gols de Leomon e Parazinho e um de Romário.

Esta será a terceira vez que o país sobe ao pódio da modalidade. A primeira foi na Paralimpíada de Londres, em 2012, quando o Brasil conquistou a prata, e a segunda no Rio de Janeiro, em 2016, quando faturou o bronze.

O que é o goalball?

É um esporte praticado exclusivamente por atletas com deficiência visual. O objetivo é arremessar a bola no gol do adversário.

No arremesso de peso, Brasil leva ouro e bronze

Thiago Paulino faturou o primeiro ouro em paralimpíadas. Foto: Takuma Matsushita/CPB

Teve dobradinha brasileira no pódio do arremesso de peso classe F57. Com um arremesso de 15,10 metros, Thiago Paulino faturou o ouro, sua primeira medalha olímpica. Já o bronze ficou com Marco Aurélio, após obter uma marca de 14,85 metros.

Para completar o pódio, a prata foi para o chinês Guoshan Wu, cujo melhor arremesso atingiu a marca de 15 metros.

O que são as classes do atletismo de campo (Field – F)?

O atletismo de campo é representado pela letra “F”, de field, que, em inglês, significa “campo”. Nessas modalidades, os competidores são divididos em classes, que variam de acordo com o tipo e o grau de deficiência que têm. Confira alguns exemplos de classes:

F11 a F13 – Deficientes visuais.

F20 – Deficientes intelectuais.

F51 a F57 –  Atletas com deficiência nos membros inferiores (pernas). Competem em cadeiras de rodas. Os graus de deficiência variam de acordo com o número da classe.

Silvana Fernandes conquista bronze no taekwondo

Silvana Fernandes venceu a adversária turca na disputa pelo terceiro lugar. Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Após vencer a turca Gamze Gurdal na disputa pelo terceiro lugar, a brasileira Silvana Fernandes conquistou medalha de bronze no taekwondo até 58 kg categoria K44 (saiba mais abaixo). O placar final da disputa foi de 26 a 9.

Silvana ia bem na competição até chegar à semifinal e perder de 8 a 6 para Lisa Gjessing, da Dinamarca. Com isso, a brasileira não pôde participar da final e foi para a disputa do terceiro lugar.

Como funcionam as classes no taekwondo?

As classes são grupos em que os atletas são inseridos de acordo com as deficiências que têm. No taekwondo paralímpico, há duas classes:

K43 – Para atletas com amputação ou malformação nos dois braços.

K44 – Para atletas com amputação, malformação, paralisia em um dos braços; paralisia leve em um dos lados do corpo; e diferença de tamanho entre as duas pernas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • MARIANA KAGOHARA

    1 ano atrás

    que legal!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido