Seleção masculina de futebol é bicampeã olímpica 

A seleção brasileira de futebol masculino derrotou a Espanha por 2 a 1 no dia 7 de agosto e se tornou bicampeã olímpica — na Olimpíada Rio 2016, o país também conquistou o ouro na modalidade. 

Em uma final disputada, no primeiro tempo, o Brasil perdeu uma cobrança de pênalti feita por Richarlison, mas conseguiu sair na frente com um gol de Matheus Cunha. Já na segunda etapa, os espanhóis empataram a partida depois que Oyarzabal recebeu um cruzamento e chutou direto para o gol.

Com o placar empatado, o jogo foi para a prorrogação. Na segunda etapa do tempo extra, os brasileiros fizeram mais um com Malcom e, com isso, garantiram o lugar mais alto do pódio — o sétimo do país no evento.

Além da medalha de ouro, o atacante Richarlison se tornou artilheiro da competição, com cinco gols. 

Isaquias Queiroz conquista ouro na disputa individual de canoagem 

Isaquias conquistou a sua quarta medalha olímpica. Foto: Miriam Jeske/COB

Isaquias Queiroz venceu a final da C1 1.000 metros, categoria da canoagem de velocidade na qual apenas um atleta rema em cada barco. Na disputa, o brasileiro cruzou o espaço da prova em 4 minutos, 4 segundos e 408 milésimos.

Após a vitória, Isaquias dedicou a medalha a todas as famílias que perderam parentes por causa do novo coronavírus. “Presente para toda família brasileira, que passou por muitos desafios ao longo desses anos: covid, vários familiares morrendo por causa dessa doença. Dedico a cada uma dessas famílias que perderam um ente querido…”, disse.

O resultado na prova fez com que Isaquias conquistasse a quarta medalha em Jogos Olímpicos — na Rio 2016, ele faturou uma prata e dois bronzes. Agora, ele está a uma conquista de se tornar um dos atletas brasileiros com o maior número de pódios em olimpíadas. Atualmente, os dois maiores campeões são Robert Scheidt, da vela, que tem cinco medalhas, e Torben Grael, também da vela, que somou cinco medalhas antes de se aposentar.

A disputa do C1 1.000 metros não foi a primeira participação de Isaquias nos Jogos de Tóquio. Antes, ele tinha participado da prova C2 1.000 metros, na qual dois atletas competem em um mesmo barco. Na ocasião, ele e seu parceiro, Jacky Godmann, terminaram na quarta colocação.

No boxe até 75 kg, Brasil conquista medalha de ouro com Hebert Conceição

Com um nocaute no terceiro round, Herbert foi consagrado campeão. Foto: Wander Roberto/COB

O brasileiro Hebert Conceição derrotou Oleksandr Khyzniak, da Ucrânia, e conquistou o ouro na categoria até 75 kg do boxe. Esta foi a sexta medalha de ouro do Brasil.

Na disputa, Hebert perdeu os dois primeiros rounds para o adversário. Contudo, no terceiro, nocauteou o rival e se consagrou campeão. No boxe, um nocaute pode acontecer quando um lutador dá um golpe, derruba o adversário no chão e ele permanece ali por até 10 segundos. Depois disso, a luta termina e quem aplicou o lance ganha.

Assim como Isaquias, Hebert dedicou a medalha a todos os brasileiros que sofreram com os efeitos da pandemia do coronavírus. “A medalha é para todos os brasileiros; a pandemia devastou muitas famílias. Tem muitas pessoas tristes, que perderam parentes e empregos. Espero ter dado um breve sorriso a vocês, espero que esse momento caótico passe para voltarmos ao normal”, disse.

Pela primeira vez em quase 20 anos, Brasil não ganha medalhas no vôlei masculino

Na disputa pelo bronze do vôlei masculino, a seleção brasileira perdeu para a Argentina por 3 sets a 2 e ficou sem medalhas pela primeira vez desde a Olimpíada de Atenas, em 2004.

O pódio ficou completo com a França e a Rússia, que disputaram a final da competição. Pela primeira vez em Jogos Olímpicos, o ouro da modalidade ficou com o time francês, que venceu os russos por 3 sets a 2.

Seleção brasileira termina sem medalhas pela primeira vez em 20 anos. Foto: divulgação

Kawan Pereira termina em décimo lugar nos saltos ornamentais

Piauiense, Kawan Pereira, de 19 anos, tornou-se o primeiro brasileiro a chegar à final de saltos ornamentais em Jogos Olímpicos. Após realizar seis saltos na plataforma de 10 metros, o atleta terminou a disputa com 393,85 pontos.

A modalidade foi dominada pelos chineses Yuan Cao e Jian Yang, que conquistaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente. Ambos marcaram mais de 580 pontos e estavam muito à frente do medalhista de bronze, o britânico Tom Daley, que obteve 548,25 de pontuação.

Kawan Pereira é o primeiro brasileiro a chegar à final dos saltos ornamentais. Foto: divulgação

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido