Brasil bate recorde histórico de medalhas

A Olimpíada de Tóquio ainda não acabou, mas o Brasil já conquistou um feito inédito: pela primeira vez na história dos jogos, o país conquistou 20 medalhas em uma única edição do evento. Antes, a melhor participação tinha sido na Olimpíada Rio 2016, quando os brasileiros faturaram 19 medalhas.

Até o encerramento da Olimpíada de Tóquio, no dia 8 de agosto, o Brasil ainda vai conquistar mais medalhas. Em algumas modalidades, como vôlei feminino, futebol masculino e boxe, os atletas já estão classificados para a final, por isso, já têm medalhas garantidas — resta saber se serão de prata ou ouro.

No vôlei feminino, Brasil derrota a Coreia do Sul e vai para a final

Brasil enfrentará os Estados Unidos na final. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

A seleção de vôlei feminino do Brasil venceu a Coreia do Sul por 3 sets a 0 na semifinal. Com tranquilidade, as brasileiras derrotaram as adversárias com o placar de 25 a 16 em todas as etapas da partida.

Agora, o país enfrentará os Estados Unidos na final da modalidade. A disputa será no domingo, dia 8. Esta é a terceira vez que as duas nações se enfrentam na última etapa de uma Olimpíada. Nas edições de Pequim, em 2008, e de Londres, 2012, o Brasil derrotou as norte-americanas.

Quem vencer a partida do dia 8 levará medalha de ouro para casa. Já quem for derrotado ganhará a prata.

Pouco antes da partida contra a Coreia do Sul, no dia 5 de agosto, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou que a jogadora Tandara, da seleção de vôlei do Brasil, não disputaria mais a Olimpíada de Tóquio. A atleta foi suspensa por supostamente ter feito uso de doping (saiba mais abaixo). As investigações sobre o caso ainda estão acontecendo. Em sua conta no Instagram, Tandara disse que só falará sobre a punição em público quando o processo chegar ao fim.

Doping: quando um atleta usa uma substância química que pode fazer com que o seu desempenho no esporte fique melhor. Essa prática vai contra as regras da Olimpíada.

Brasileiros avançam para a final dos saltos por equipe do hipismo

Brasileiros vão disputar a final no sábado, dia 7. Foto: Julio Cesar Guimarães/COB

Durante as classificatórias dos saltos por equipe do hipismo, o Brasil terminou na oitava posição e se classificou para a final da competição. Participaram da prova os atletas Marlon Zanotelli, Pedro Veniss e Rodrigo Pessoa. Os cavalos usados na disputa foram Edgar M., Quabri De La Isle e Carlito’s Way 6.

Agora, o país vai disputar a final da modalidade no dia 7.

Na canoagem, Isaquias Queiroz, do Brasil, chega em primeiro lugar e avança para a semifinal

Isaquias Queiroz terminou a prova classificatória na primeira colocação. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Favorito à medalha de ouro, o brasileiro Isaquias Queiroz, da canoagem, foi o primeiro colocado da prova que disputou pelas classificatórias do C1 1.000 metros, categoria em que os competidores remam sozinhos. O atleta fez a disputa em 3 minutos, 59 segundos e 894 milésimos.

Com isso, Isaquias se classificou para a semifinal da modalidade, marcada para a noite do dia 6.

Outro brasileiro que participou da etapa classificatória foi Jacky Godmann. O atleta, no entanto, terminou a prova em sexto lugar e não se classificou para a semifinal. Além dessa disputa, na Olimpíada de Tóquio, Goddman foi o parceiro de Isaquias na categoria na qual duas pessoas de um mesmo país remam um mesmo barco. A dupla terminou na quarta colocação.

Canadá ganha ouro inédito no futebol feminino

Atletas canadenses comemoram o ouro olímpico. Foto: divulgação

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, o Canadá conquistou medalha de ouro no futebol feminino. Na final, as atletas venceram as jogadoras da Suécia nos pênaltis, com um placar de 3 a 2.

Vale lembrar que as canadenses foram as responsáveis pela eliminação das brasileiras nas quartas de final da competição. Na ocasião, o Canadá venceu o Brasil nos pênaltis, por 4 a 3.

Atleta Kawan Pereira avança para semifinais de saltos ornamentais

Representando o Brasil, Kawan Pereira conseguiu por pouco se classificar para as semifinais nos saltos ornamentais de 10 m. A fase eliminatória é composta por 29 atletas, dos quais apenas os 18 com maior pontuação conseguem avançar às semifinais. Pereira ficou com a 17ª colocação, enquanto o outro brasileiro, Isaac Souza, conquistou a 20ª colocação e foi eliminado.

Kawan Pereira se classifica para as semifinais. Foto: divulgação

Seleção dos EUA conquista ouro no vôlei feminino, e Brasil sai sem medalha

No dia 6 de agosto, a dupla de norte-americanas April Ross e Alix Klineman venceu a final contra o time australiano por 2 a 0 no vôlei de praia feminino. Este é o quarto ouro na modalidade para os Estados Unidos e também a primeira vez que o Brasil fica sem medalha.

A dupla brasileira, formada por Ana Patrícia e Rebecca, estava em um bom caminho, mas foi derrotada pelas jogadoras suíças nas quartas de final e não conseguiu avançar.

Dupla norte-americana conquistou o ouro. Foto: divulgação

Corredora brasileira Iêda Guimarães termina em último no pentatlo moderno

A corredora Iêda Guimarães, de 20 anos, foi incapaz de participar dos dois últimos eventos da modalidade após sofrer um acidente na seção de hipismo. O pentatlo moderno é composto de cinco eventos consecutivos: esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida cross country.

Como ela se lesionou durante a fase de hipismo, não conseguiu marcar mais pontos além dessa seção e terminou como última, em 36º lugar. A medalha de ouro foi para a britânica Kate French.

Em sua estreia olímpica, Iêda Guimarães fica em 36o lugar no pentatlo moderno
Iêda Guimarães termina em último lugar. Foto: Miriam Jeske/COB

Erica Sena perde lugar na marcha atlética e termina na 11ª colocação

Na marcha atlética de 20 km, a brasileira Erica Sena passa de estar disputando a segunda colocação para a 11ª após receber punição oficial. Na modalidade de marcha atlética, atletas devem sempre ter um dos pés em contato com o solo, o que diferencia o esporte da corrida normal. Eles recebem duas advertências e na terceira são forçados a permanecer nas laterais por 2 minutos inteiros como punição. Sena chegou a levar a punição e cruzou a linha na 11ª posição.

A italiana Antonella Palmisano foi vencedora do ouro, a colombiana Sandra Arenas ficou com a prata e a chinesa Liu Hong, com o bronze.

Erica Sena fica perto da medalha, mas termina 20km da marcha atlética em décimo primeiro
Erica Sena termina a corrida na 11ª colocação. Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido