Martina e Kahena se tornaram bicampeãs olímpicas. Foto: Jonne Roriz/COB

Martine Grael e Kahena Kuze, do Brasil, conquistam medalha de ouro na vela

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kuze, da vela, terminaram a competição da classe 49er FX em primeiro lugar e levaram mais um ouro para casa. Na Olimpíada do Rio, em 2016, as duas também tinham terminado a competição na primeira colocação.

Antes do início da última e decisiva regata, as brasileiras estavam empatadas em pontos com a Holanda. Graças ao bom desempenho da dupla nessa fase, foi possível terminar a prova na terceira colocação, o que as colocou na frente das holandesas e das outras adversárias.  

Ao final, Martine e Kahena terminaram a prova com 76 pontos perdidos (na vela, quanto menor for a sua pontuação, melhor). Em segundo lugar ficaram as alemãs Tina Lutz e Sussan Beucke, que fizeram 83 pontos e, em terceiro, as holandesas Annemiek Bekkering e Anette Duetz Tina Lutz, com 88 pontos.

“No primeiro dia, aconteceram coisas que deixaram a medalha de ouro muito longe. Ficamos inseguras, mas conseguimos dar a volta por cima”, disse Kahena, após a prova.

“Foi um semana difícil, difícil de velejar. Fizemos um campeonato de recuperação…”, afirmou Martine.

A vela é a modalidade em que o Brasil tem mais ouros em Jogos Olímpicos — o país já conquistou oito medalhas douradas ao longo da história. Além disso, os brasileiros já faturaram três pratas e oito bronzes no esporte. Somando tudo, temos um total de 19 medalhas.

Com a mais recente conquista, Martine e Kahena faturaram o terceiro ouro do Brasil na Olimpíada de Tóquio. O primeiro veio com Italo Ferreira, no surfe, e o segundo, com Rebeca Andrade, da ginástica artística.

Alison “Piu” ganha bronze nos 400 metros com barreira

Alison participou da prova mais rápida da história dos 400 metros com barreira em olimpíadas. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Na disputa dos 400 metros com barreiras, o brasileiro Alison “Piu” conquistou a medalha de bronze após completar a corrida em 46 segundos e 72 milésimos. À frente dele ficaram Karsten Warhom, da Noruega, que faturou o ouro ao cruzar a linha de chegada em 45 segundos e 94 milésimos, e Rai Benjamin, dos Estados Unidos, que ganhou a prata com um tempo de 46 segundos e 17 milésimos.  

De acordo com as estatísticas, nunca houve uma prova tão forte dessa modalidade na história dos Jogos Olímpicos — o que traz ainda mais brilho para o desempenho dos três primeiros colocados.

Na ginástica artística, Flávia Saraiva disputa final da trave e termina em sétimo lugar

Flávia Saraiva não conseguiu medalha na prova da trave. Foto: Julio Cesar Guimarães/COB

Depois de sofrer uma lesão durante a prova do solo na semana passada, a ginasta Flávia Saraiva, do Brasil, teve que ficar de fora da disputa do individual geral (na qual os atletas competem em quatro aparelhos: salto, solo, trave e barras). Porém, ao longo dos últimos dias, a brasileira conseguiu se recuperar um pouco e, mesmo não estando 100%, competiu na final da trave. Com uma nota de 13,133, Flávia acabou na sétima colocação (oito ginastas participaram da disputa).

A disputa também ficou marcada pela participação da norte-americana Simone Biles. Considerada a melhor atleta da história da modalidade, ela decidiu ficar de fora de quatro finais olímpicas para cuidar da saúde mental (forma como a pessoa lida com sentimentos, emoções).

Confira os atletas que subiram no pódio após a final da trave:

Ouro – Chenchen Guan, da China (14,633)

Prata – Xijing Tang, da China (14,233)

Bronze – Simone Biles, dos Estados Unidos (14,000)

Brasil vence México nos pênaltis e vai para a final no futebol masculino

Brasil vence México nos pênaltis por 4 a 1. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira de futebol masculino está na final dos Jogos de Tóquio. Após um empate em 0 a 0 contra o México no tempo normal e na prorrogação, o Brasil levou a melhor nos pênaltis, que terminou com um placar de 4 a 1.

Nas penalidades, os brasileiros Dani Alves, Gabriel Martinelli, Bruno Guimarães e Reinier acertaram as cobranças. Já no lado mexicano, Aguirre teve uma bola defendida pelo goleiro Santos e Vasquez acertou a trave. Com os erros dos adversários, o Brasil levou vantagem na decisão.

Agora, a seleção vai enfrentar a Espanha na final, que será realizada no dia 7. Se vencer a partida, o Brasil conquistará a segunda medalha de ouro na modalidade.

Isaquias Queiroz e Godman acabam em quarto na canoagem e ficam sem medalha

A dupla saiu da disputa sem medalha. Foto: Wander Roberto/COB

Esperanças de medalha para o Brasil, Isaquias Queiroz e Godman acabaram em quarto na canoagem de velocidade, categoria C2 1.000 metros (prova em que dois atletas conduzem o mesmo barco). A dupla fez a prova em 3 minutos, 27 segundos e 603 milésimos.

Confira como ficou o pódio:

Ouro – Fernando Enriquez e Serguey Madrigal, de Cuba (3 minutos, 24 segundos e 995 milésimos)

Prata – Hao Lio e Pengfei Zheng, da China (3 minutos, 25 segundos e 198 milésimos)

Bronze – Sebastian Brendel e Tim Hecker, da Alemanha (3 minutos, 25 segundos e 615 milésimos)

Isaquias e Godman vêm competindo juntos há apenas três meses. Antes disso, a dupla era composta pelo primeiro e Erlon Silva, que teve uma lesão e precisou ficar fora dos Jogos Olímpicos.

Isaquias, que é um dos maiores atletas do Brasil na atualidade, ainda vai competir na prova C-1.000, na qual apenas um competidor conduz o barco. Ele é um dos favoritos a ganhar medalha na disputa.

Thiago Braz, do Brasil, fatura bronze no salto com vara

Thiago Braz conquistou sua segunda medalha olímpica. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Após conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o brasileiro Thiago Braz terminou a final do salto com vara com medalha de bronze. O atleta, que não estava entre os favoritos da disputa, chegou à marca de 5,87 metros.

Thiago só foi superado por Armand Duplantis, da Suécia, que ganhou ouro com um resultado de 6,02 metros, e por Christian Nielsen, dos Estados Unidos, que chegou a 5,97 metros e levou a prata para casa.

Ana Patrícia e Rebeca, do vôlei de praia, perdem para a Suíça e são eliminadas da Olímpiada

Ana Patrícia e Rebeca foram eliminadas nas quartas de final. Foto: Júlio Cesar Guimarães/COB

Não deu para as brasileiras Ana Patrícia e Rebeca, do vôlei de praia. Nas quartas de final da modalidade, a dupla perdeu para as suíças Vergé-Dépré e Heidrich por 2 sets a 1 e foram eliminadas da Olimpíada.

Essa é a terceira eliminação do Brasil no vôlei de praia. A primeira foi com Ágatha e Duda, que foram derrotadas pela Alemanha, e a segunda com Evandro e Bruno Schimidt, que perderam para a Letônia. A única dupla que permanece no evento é Alison e Álvaro, que vão disputar as quartas de final contra a Letônia no dia 4.

Brasil vence Japão no vôlei masculino e vai para a semifinal

Brasil venceu os donos da casa por 3 sets a 0. Foto: divulgação/FIVB

A seleção brasileira de vôlei masculino venceu o Japão por 3 sets a 0 e se classificou para a semifinal da modalidade. Agora, o país vai encarar o Comitê Olímpico Russo (Rússia) no dia 4 de agosto.

Os dois times já se enfrentaram na primeira fase da competição. Na ocasião, o comitê derrotou os brasileiros por 3 sets a 0.

Brasil é bronze no boxe com Abner Teixeira

Abner ganhou bronze na categoria até 91 kg. Foto: Wander Roberto/COB

O brasileiro Abner Teixeira, do boxe, conquistou medalha de bronze na categoria até 91 kg. Na semifinal, o atleta perdeu de 4 a 1 para o cubano Julio De La Cruz e acabou ficando com a terceira colocação da disputa.

A final, portanto, será entre De La Cruz e o inglês Robert Whittaker. O duelo será no dia 4.

No arremesso de peso, hipismo e boxe, brasileiros se classificam para as finais

Três atletas brasileiros avançaram para as finais de suas respectivas modalidades. Confira:

– Darlan Romani, do arremesso de peso

Darlan vai disputar a final no dia 5. Foto: divulgação

Na qualificatória, o atleta conseguiu a marca de 21,31 metros e se classificou para a final, que será realizada no dia 5.

–  Yuri Mansur, do hipismo

Yuri vai disputar a final no dia 4. Foto: Miriam Jeske/COB

O brasileiro acabou em 14º na classificatória do salto individual misto e, com isso, passou para a final da categoria – apenas os 30 primeiros colocados passam para a próxima fase. A etapa decisiva será no dia 4.

– Bia Ferreira, do boxe

Bia vai disputar a final no dia 5. Foto: Wander Roberto/COB

A brasileira, que é a atual campeã do mundo, venceu Raykhona Kodirova, do Uzbequistão, e avançou para as semifinais da modalidade. A atleta enfrentará Mira Potkonen, da Finlândia, no dia 5.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno.icarogorini@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Eu adorei essa notícia posso me manter informado sobre a Olimpíada.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido