O desmatamento na Amazônia em março foi o maior já registrado para o mês no histórico, iniciado em 2015, do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter): uma área de 367,61 quilômetros quadrados (km²) foi desmatada em março de 2021. O Deter é um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Até então, o março com maior devastação tinha sido registrado pelos satélites do Deter em 2018, com 356,58 km² de vegetação removida. Em março de 2020, o desmatamento foi de 326,49 km² e, em 2019, de 251,48 km².

#pracegover: vegetação desmatada atinge a aldeia Kaía kyr, na Terra IndÌígena Alto Rio Guam· Crédito de imagem: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real

Plano de governo
No dia 14 de abril, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, oficializou uma meta de combate ao desmatamento amazônico. O Plano Amazônia 2021/2022 é a primeira meta oficial sobre o tema já apresentada no governo de Jair Bolsonaro. O objetivo é reduzir o desmatamento, até 2022, às médias registradas de 2016 a 2020.

Organizações defensoras do meio ambiente contestam que a meta é menor do que o desmatamento que aconteceu no atual governo. “Quando Bolsonaro assumiu, o desmatamento era de 7.500 km² [dado referente a 2018]. Ele o elevou em 48%, para 11.088 km² [dado referente a 2020]. A média 2016/2020 é de 8.700 km²”, postou o Observatório do Clima nas redes sociais.

Assim, segundo a entidade, a medida deixará a Amazônia, ao fim de 2022, com uma devastação 16% maior do que a registrada antes de Bolsonaro assumir a presidência. Isso significa que a Amazônia poderia perder ainda cerca de 1.200 km² (ou mais de 120 mil campos de futebol) até o término do próximo ano.

A Organização Não Governamental (ONG) Greenpeace declarou em nota que o plano governamental é “problemático”, ao desconsiderar as políticas públicas que já existem sobre o tema e a participação da sociedade civil, incluindo indígenas e comunidades tradicionais que vivem na floresta. Outra crítica é de que documento não detalha as medidas que deverão ser aplicadas para a redução do desmatamento.

Amazonia-169
#pracegover: a foto mostra a Operação Amazônia Viva fazendo flagrante de desmatamento em propriedade em Moju (PA). Foto: Alex Ribeiro/Ag.Pará via Fotos Públicas

Cúpula do Clima
A meta anunciada por Mourão foi apresentada pelo governo uma
semana antes de o Brasil participar da reunião sobre clima organizada
pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Na Cúpula de Líderes
Sobre o Clima, em 22 e 23 de abril, o governo brasileiro pediu ajuda
financeira de outras nações para reduzir o desmatamento no país.
Use o QR code para saber mais no site do Joca.

Fontes: DW, Estadão, G1, Folha de S.Paulo, Greenpeace, Amazonia Real e Inpe.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 169 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • mateus

    2 anos atrás

    desmatamento e serio pessoal presisamos parar com isso

  • mateus

    2 anos atrás

    achei muito legal e divertida e interecante estou fazendo uma tarefa desse conteudo

  • DDJFM

    2 anos atrás

    nossa a pior coisa é o desmatamento pois sem as árvores não conseguamos respirar

  • Isabel

    2 anos atrás

    Nossa! desmatamento não é legal.

  • helenaodper

    2 anos atrás

    Tudo isso é horrível! Desmatando para nada! Desmatam para criarem gado, e mais para criarem soja! Desmatam pelo consumismo, desmatam por TUDO!

  • Vickenzo

    2 anos atrás

    nossa pq essas pessoas desmatam tanto só para ganhar dinheiro...

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido