Comunidade foi atingida por deslizamento de terra. Crédito de imagem: reprodução X

Na noite de 30 de setembro, a comunidade do Arumã, localizada em Beruri, interior do Amazonas, foi atingida por um deslizamento de terra que afetou mais de 40 residências e cerca de 200 pessoas. Até agora, foram confirmadas duas mortes, enquanto dez pessoas ficaram feridas e quatro estão desaparecidas. 

O desastre natural, conhecido como “terras caídas” na região, acontece quando barrancos e terrenos se deslocam após o contato com a água na margem dos rios. Com o processo de erosão (em que a terra se desgasta pela forte passagem de água corrente), buracos subterrâneos são abertos, o que acaba provocando os deslizamentos.

As ações de resgate estão sendo coordenadas pela Defesa Civil do Amazonas e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Segundo a Polícia Militar, que também atua com a Defesa Civil, a escola, a igreja, o posto médico e um espaço para eventos ficaram completamente destruídos. Em consequência do alto nível de água e barro, equipes de mergulhadores estão auxiliando nas buscas. 

Vídeo publicado na rede social X que mostra atual estado da vila Arumã

O local, que fica a 173 quilômetros (km) de Manaus, capital do Amazonas, também está recebendo colaboração de outros órgãos, como a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Assistência Social. Os moradores estão sendo atendidos em uma base na comunidade de São Lázaro, que fica ao lado de Beruri. Além disso, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lançou uma campanha para arrecadar suprimentos e recursos financeiros para as vítimas do deslizamento.

Muitos moradores se refugiaram mata adentro. A comunidade de Beruri fica localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus. 

Wilson Lima, governador do Amazonas, prestou solidariedade à comunidade de Beruri. “Quero prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas do desbarrancamento. Determinei total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido. Nossas equipes estaduais estão em campo para fazer o que for preciso e dar todo o suporte necessário aos moradores da comunidade”, declarou ele em publicação nas redes sociais.

Publicação do governador Wilson Lima na rede social X

Fontes: G1, Agência Brasil, O Globo e Defesa Civil do Amazonas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Alice Vieira

    6 meses atrás

    È muito triste penssar que as pessoas morreram. Estou meio triste.

  • Alice Vieira

    6 meses atrás

    Eu acho que as pessoas que estão desaparecidas elas morreram. Eu estou dó!!!!

  • Samara Amaral de Oliveira

    6 meses atrás

    Que pena, tomara que os moradores se recuperem.

  • Samara Amaral de Oliveira

    6 meses atrás

    Gente, que estrago. Que fique tudo bem com eles e achem os desaparecidos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido