Cientistas da Universidade de Ulm, na Alemanha, identificaram a formiga prateada do Saara como a espécie mais rápida entre esses insetos no mundo. Ela vive no Saara, deserto africano onde a areia pode atingir 60ºC de temperatura. Segundo o estudo, feito usando câmeras e publicado em outubro no Journal of Experimental Biology, nos horários mais quentes do dia, a espécie pode percorrer 85,5 centímetros por segundo, o que corresponde a 108 vezes o tamanho de seu corpo — o equivalente a um humano se deslocando a 643 km/h (velocidade maior do que a do trem-bala mais veloz do mundo).

A rapidez dessas formigas é um dos mecanismos que as ajudam a sobreviver no deserto. Quando está mais quente, elas saem em busca de alimento, como restos de animais que morrem por causa das altas temperaturas. Graças à velocidade, acham comida rapidamente e não precisam ficar muito tempo fora do formigueiro, no calor intenso.  Além disso, têm pelos prateados, que refletem os raios solares, e habilidades avançadas para se localizar no ambiente.

 

Os animais mais velozes do mundo

Guepardo, na terra: até 115km/h
Agulhão-vela, na água: até 110km/h
Falcão-peregrino, no ar: até 320km/h

Animais-Mais-Rapidos-Edicao-141
#pracegover: a imagem traz as informações sobre os animais mais velozes e mundo e imagens de um guepardo, um agulhão-velha e um falcã-peregrino. Arte: Beatriz Lopes.

 

Velocidade x tamanho do corpo
Os cientistas fazem cálculos sobre a velocidade atingida por animais levando em consideração o tamanho do corpo — para que o resultado seja proporcional. Veja:

CICINDELA HUDSONI (um tipo de besouro-tigre australiano): percorre 171 vezes o tamanho do próprio corpo em um segundo. Pode atingir 9 km/h.
GUEPARDO: percorre 16 vezes o tamanho do próprio corpo em um segundo. Pode atingir 115 km/h.

 

Fontes: Fox News, Independent, Journal of Experimental Biology, National Geographic, The Guardian e Veja.

Texto originalmente publicado na edição 141 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido