Representação do homem pré-histórico

Por Gabi Rossi

Existem muitos estudos e teorias sobre quando nós, humanos, começamos a usar roupas.

Alguns dizem que foi logo quando perdemos todos os pelos do corpo, por volta de um milhão de anos atrás. Nessa época, teríamos passado a caçar animais não apenas para nos alimentar, mas para, com o uso da pele, nos proteger do sol, frio e chuva.

Há também quem acredite que o homem passou a usar roupas com mais frequência na Era do Gelo, quando as peles de animais eram usadas para proteger as pessoas das condições extremas de frio.

A Era do Gelo

Mesmo os estudiosos que não acreditam na teoria da Era do Gelo acham que o frio foi um fator importante para o início do hábito de se vestir. Segundo alguns pesquisadores, as temperaturas muito quentes dos trópicos, em especial da África, fizeram com que as pessoas migrassem para locais com temperaturas mais frias, fazendo com que passassem a usar peles e couro de animais para se aquecer.

Acredita-se que o uso de vestimentas feitas de tecido, em especial a lã e o feltro, teve início entre os anos 8.000 e 6.500 antes de Cristo, na região do antigo Oriente Médio (que compreendia, dentre outros países, Iraque, Turquia, Síria, Kuwait, Egito, Irã, Israel, Líbano e Palestina). Naquela região, as pessoas tinham o costume de embrulhar os mortos com vestimentas.

Materiais como algodão e linho vieram um pouco depois. Por volta de 5000 anos antes de Cristo, na Índia, as pessoas usavam o algodão para fazer peças de vestuário. Já o linho começou a ser utilizado entre os anos 5.000 e 3.000 antes de Cristo no Egito Antigo (egípcios usavam bandagens de linho para mumificar os mortos). Foi mais ou menos nessa época também que a China passou a usar a seda, uma grande marca da cultura chinesa.

Egípcios

Assim como hoje, diferentes culturas produziam e usavam tecidos de formas variadas, dependendo da necessidade, clima, ecossistema, religião, moda, entre outros.

Nas próximas colunas vamos descobrir um pouquinho mais da história das roupas, viajando no tempo e ao redor do mundo. Curiosidades sobre as roupas dos faraós, sobre o que usavam os antigos romanos e gregos, dentre outras.

Não percam!

Quem é Gabi Rossi? 

Advogada há 20 anos, Gabi trabalhou em grandes escritórios de advocacia em São Paulo e em Nova York.

Apaixonada por moda e tudo o que se refere a estilo, ela tem 2 perfis de moda no Instagram: o @duvidasnocabide e o @gabirrossi09.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido