Em tempos de isolamento social por causa do novo coronavírus, alguns museus, que estão fechados, lançaram um desafio para divertir quem está em casa. A proposta é recriar obras de arte com ao menos três itens encontrados em casa e postar a foto nas redes sociais.

A ideia surgiu no perfil holandês do Instagram Tussen Kunst & Quarantaine (entre arte e quarentena, em tradução livre), criado em março especialmente para isso, e logo foi seguida pelos museus J. Paul Getty e Metropolitan Museum of Art, dos Estados Unidos, e Rijksmuseum, da Holanda, por exemplo.

A Dança (1909), do francês Henri Matisse, foi recriada com cenouras sobre uma embalagem de ovos. | #pracegover: a pintura mostra várias pessoas num círculo, de mãos dadas, e foi recriada com cenouras dentro de uma caixa de ovos. Foto: reprodução

As instituições incentivam as pessoas a consultar as obras no acervo digital e escolher uma pintura, escultura ou fotografia para reproduzir com itens do dia a dia. Assim, os participantes aprendem sobre arte enquanto se divertem tentando recriar as cenas. Confira algumas das obras mais criativas e se inspire para criar a sua!

Sol da Manhã (1952), pintura do norte-americano Edward Hopper, ganhou uma nova modelo nesta quarentena | #pracegover: a obra mostra uma mulher de camisola rosa sentada na cama e de frente para uma janela, onde bate sol. A reprodução mostra uma garota na mesma posição. Foto: reprodução

Passo a passo
Quer participar do desafio? Confira as dicas a seguir, peça ajuda a um adulto e mãos à obra!

1.Navegue por sites de museus e escolha uma obra que chame a sua atenção.
2.Procure em casa o que você pode usar para recriá-la. São necessários ao menos três “itens”, por exemplo: você mesmo, sua família, seu animal de estimação, alimentos ou objetos como lápis, roupas e móveis.
3.Preste atenção ao fundo da obra, suas cores e luzes. Tente encontrar um canto parecido na casa para reproduzir o cenário.
4.É hora do clique! Peça a ajuda de alguém para tirar foto.

Toda a família se reuniu para recriar Dança (1987), do artista norte-americano Keith Haring. #pracegover: a obra mostra vários personagens coloridos – um vermelho, um azul, um verde, um cor-de-rosa e um laranja. A família, na recriação, usa roupas das cores correspondentes aos bonecos. Foto: reprodução

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 149 do jornal Joca.

Enquete

Na sua opinião, até agora, qual foi o fato mais importante de 2020 (além da pandemia do novo coronavírus)?

Comentários (10)

  • Kalel Almada Abas

    2 meses atrás

    Eu sou o Kalel Filho da tia Mel!😎

  • aloisio

    2 meses atrás

    kaleu

  • Ana Clara De Almeida Abdalla

    2 meses atrás

    oi maria eduarda , oi lavinia

  • Maria Eduarda De Oliveira Meireles

    2 meses atrás

    adorei essa ídeia

  • Lavinia De Almeida Monteiro

    2 meses atrás

    Adorei

  • pedro

    2 meses atrás

    eai lavinia

  • Lara De Morais Cavalcanti Menezes

    2 meses atrás

    oi lavinia sou eu, lara

  • Maria Eduarda De Oliveira Meireles

    2 meses atrás

    oi lavinia

  • fernandoreiff

    3 meses atrás

    bem interessante

  • ISABELA LAMOCA DINIZ

    4 meses atrás

    ISO É MUITO DIVERTIDO

Compartilhar por email