Scott e Mark Kelly, os gêmeos da Nasa | Divulgação/Nasa

Quase um ano depois do astronauta norte-americano Scott Kelly voltar para a Terra, ele e seu irmão gêmeo idêntico, Mark Kelly, não são mais iguais.

A Nasa fez vários testes e estudos com os irmãos e os resultados concluíram que o corpo de Scott sofreu os efeitos da estadia prolongada no Espaço.

Resultado de imagem para estação espacial scott

Scott participou da mais longa expedição de astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Ele ficou no espaço por 340 dias. Seu irmão, Mark, ficou em Terra, para a Nasa comparar os dois.

Resultado de imagem para estação espacial scott
Quando retornou à Terra em 2 de março de 2016, uma das primeiras diferenças entre os dois foi notada: Scott tinha cinco centímetros a mais que Mark após a missão no espaço.

Imagem relacionada

Agora, o desafio está sendo encontrar outras mudanças no corpo de Scott que foram causadas pela ausência de gravidade no espaço.

Os primeiros estudos também mostraram que houve mudanças nos genes de Scott, mas que elas são parecidas com as que acontecem na Terra quando uma pessoa está sob situação de estresse, como quando se modifica uma dieta ou o sono.

Resultado de imagem para scott kelly mark
Outra mudança que chamou a atenção foi a diferença de tamanho dos telômeros, estruturas que ficam no fim dos cromossomos. Scott tem telômeros maiores que Mark, o que é um sinal de pouco envelhecimento.