Em 2 de fevereiro, o time Kansas City Chiefs foi o campeão do Super Bowl, partida final da principal liga de futebol americano, a National Football League (NFL). A equipe, que estava há 50 anos sem conquistar o título, venceu o San Francisco 49ers por 31 a 20, em um jogo disputado no estádio Hard Rock, em Miami, nos Estados Unidos.

Com a vitória, o Kansas City Chiefs se consagrou campeão do Super Bowl pela segunda vez na história — a primeira ocorreu na temporada entre 1969 e 1970.

Como funciona o Super Bowl?
A partida acontece todos os anos, entre janeiro e fevereiro. No dia da disputa, pessoas do mundo inteiro acompanham a transmissão pela televisão, feita para mais de 170 países. Neste ano, a audiência nos EUA foi de 102 milhões de espectadores (mais do que a população da Alemanha, de quase 83 milhões de habitantes). Esses números fazem do Super Bowl um dos maiores eventos esportivos do planeta, atrás apenas da Olimpíada e da Copa do Mundo
de futebol masculino.

Tantos milhões de espectadores também assistem ao jogo para conferir as apresentações musicais que ocorrem durante o evento. Na edição deste ano, a norte-americana Demi Lovato cantou o hino dos EUA antes do início da  disputa. Além disso, a colombiana Shakira e a norte-americana (descendente de porto-riquenhos) Jennifer Lopez fizeram um show no intervalo do jogo.

Kansas City Chief
Kansas City Chiefs celebra vitória sobre o San Francisco 49ers no Hard Rock Stadium, em Miami / #pracegover: Kansas City Chiefs, que veste roupa nas cores vermelha e branca, com detalhes em amarelo, celebra vitória sobre o San Francisco 49ers no Hard Rock Stadium, em Miami. Há jornalistas tirando fotos da celebração. Foto: Nhat V. Meyer/MediaNews Group/The Mercury News via Getty Images.

Os maiores vencedores do Super Bowl

Pittsburgh Steelers – 6 vitórias
Dallas Cowboys – 5 vitórias
New England Patriots – 5 vitórias
San Francisco 49ers – 5 vitórias
Green Bay Packers – 4 vitórias
New York Giants – 4 vitórias

Fontes: Globo Esporte, History, CNN e Forbes.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 143 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido