O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Foto: Joao Paulo Burini/Getty Images

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em 24 de junho, o número de pessoas infectadas pelo vírus da dengue no primeiro semestre de 2022 quase triplicou em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram registrados 1.036.505 casos prováveis de pacientes que contraíram a doença, contra 348.508 na mesma época de 2021. 

Nos primeiros quatro meses de 2022, já tinham sido registradas cerca de 542 mil infecções por dengue, quase o mesmo número de casos do que durante todo o ano de 2021. De acordo com uma nota publicada pela Fiocruz em maio, esse aumento pode ter a ver com a redução de medidas para prevenir a doença durante a pandemia do novo coronavírus e com as chuvas cada vez mais intensas e prolongadas – já que a água parada facilita a reprodução do mosquito que transmite a dengue. 

Dengue-Agencia-Brasil
Recipientes com água parada são ideais para a reprodução do mosquito que transmite a dengue. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O que é a dengue?
Doença transmitida para os seres humanos pelos mosquitos Aedes aegypti quando estes estão infectados pelo vírus que causa a dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas são:

  • Febre alta
  • Dores musculares intensas
  • Dor ao movimentar os olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo

Como se proteger?
O ministério orienta que a principal medida a ser tomada para evitar a dengue é acabar com o acúmulo de água parada. Manter as caixas d’água tampadas, colocar pneus em locais cobertos e deixar garrafas e outros recipientes, como latas e tampinhas, de boca para baixo são algumas das ações que ajudam a diminuir as chances de reprodução do mosquito Aedes aegypti – ele deposita larvas na água parada. Além disso, alguns repelentes podem evitar as picadas do inseto.

Fontes: Estadão, Fiocruz, Folha de S.Paulo, Ministério da Saúde, Ministério da Saúde, Ministério da Saúde e Nexo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Emily Peloia

    1 ano atrás

    Oi, eu sou a Emily eu achei muito importante e interessante estas informações, pois eu acho que é dever de todos estarmos informados principalmente os brasileiros porque a agravação da doença foi no Brasil

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido