Os atletas e profissionais credenciados, como técnicos e jornalistas, que irão participar da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio começaram a ser vacinados contra a covid-19 no Brasil, em 19 de maio, de acordo com o Ministério da Saúde. Até o fechamento desta edição, as imunizações estavam sendo realizadas em seis capitais: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1.800 brasileiros que farão parte do evento serão vacinados na ação, que é uma parceria do órgão com os ministérios da Defesa e da Cidadania e é coordenada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ainda segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa recebeu a doação de 4 mil doses das vacinas fabricadas pelas empresas Pfizer, dos Estados Unidos, e BioNTech, da Alemanha, e mais de 12 mil doses da CoronaVac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzido no Instituto Butantan.

O órgão também afirma que, para cada atleta ou profissional credenciado que for vacinado, duas doses serão entregues para a imunização dos grupos previstos pelo plano nacional de vacinação.

Mais de 80% dos japoneses não querem a Olimpíada no meio do ano
Uma pesquisa feita pelo jornal The Asahi Shimbun, do Japão, mostrou que apenas 14 a cada cem pessoas no país querem que os Jogos Olímpicos comecem na data prevista, 23 de julho, por causa da pandemia do novo coronavírus. O estudo foi publicado em 17 de maio, a cerca de dez semanas do início do evento.

Três dias antes, o estado de emergência no Japão havia sido ampliado, com previsão de que dure pelo menos até 31 de maio, em uma tentativa de evitar mais uma onda de covid-19 no território japonês. Segundo o site Our World in Data, foram registrados 6.288 novos casos da doença por lá no dia em que a medida foi anunciada.

Glossário
Paralimpíada: versão dos Jogos Olímpicos adaptada para atletas que têm algum tipo de deficiência física ou sensorial, como cadeirantes e deficientes visuais.

Fontes: BOL, Globo Esporte, G1, Ministério da Saúde e Our World in Data.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 171 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido