A iniciativa Astrominas busca facilitar o acesso de meninas à universidade. Foto: reprodução Instagram

O projeto Astrominas, voltado para alunas de 14 a 17 anos de todo o Brasil, está recebendo matrículas para um curso de astronomia totalmente gratuito e on-line. Idealizado por mulheres da Universidade de São Paulo (USP), a iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso de meninas à universidade.

O curso é voltado para garotas para mostrar que as ciências exatas (área da qual fazem parte matemática e astronomia, entre outras) não é só para meninos, já que as mulheres ainda são minoria nesse meio. Por isso as atividades serão ministradas por um grupo de cientistas mulheres, que também vão falar sobre a sua experiência no meio científico.

Atualmente, mulheres ainda são minoria nas ciências exatas. Foto: Compassionate Eye Foundation/Steven Errico/Getty Images

As jovens vão participar de atividades e palestras entre 2 e 22 de julho, com conteúdos ligados a astronomia, ciências atmosféricas, geofísica, geociências, física, oceanografia, astrobiologia, matemática e ciências humanas relacionadas a gênero. Os materiais ficarão acessíveis às jovens selecionadas de forma assíncrona, ou seja, quando as participantes puderem consultá-los.

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível aqui até 29 de maio. As candidatas serão selecionadas por sorteio, com resultado divulgado em 3 de junho. A previsão é de que 400 meninas participem do evento.

Fontes: Astrominas, Educa Mais Brasil e Olhar Digital.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • eacjj45@eac.com.br

    1 ano atrás

    cool

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido