Já está ansioso para a próxima edição da Olimpíada? Saiba que ela já tem lugar e data marcada para começar: 26 de julho de 2024, em Paris, na França. Segundo o presidente francês, Emmanuel Macron, o país já está se preparando para o evento e pretende fazer uma edição única e revolucionária. Confira alguns detalhes que já sabemos sobre a Paris 2024.

Cerimônia de abertura

Imagem: Wikimedia Commons

A abertura será realizada sobre o rio Sena, um dos cartões-postais mais populares do país. Isso significa que podemos esperar por atrações na água, o que é visto como uma novidade, e nos cenários urbanos pelos quais o rio passa. Turistas costumam entrar em embarcações decoradas no Sena, em que assistem a shows itinerantes, por isso, existe a teoria de que algo em maior escala aconteça no evento.

“Queremos que a cerimônia seja verdadeiramente popular, aberta a todos, única como experiência, muito inovadora e que faça sentido para os franceses, que transmita uma mensagem ao mundo”, disse Macron em entrevista do jornal L’Equipe. “Um trabalho unindo a equipe de Tony Estanguet (presidente da comissão organizadora dos Jogos Olímpicos de 2024), a cidade de Paris, as demais administrações locais e todos os serviços do Estado”, completou.

Ele ainda atiçou a nossa curiosidade ao contar que, na primeira vez em que ficou sabendo de como será o evento, acreditou ser “loucura” e julgou que a abertura não poderia ser realizada da forma proposta.

O país

Imagem: Wikimedia Commons

A França já foi sede dos Jogos Olímpicos em 1924, mas ainda precisará fazer obras e reformas para receber o evento. Segundo o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, isso não será problema, pois a maior parte das estruturas necessárias já existe ou será temporária e as demais já estão sendo planejadas no programa de ampliação da região, conhecido como Grand Paris.

O visual

Toda edição da Olimpíada tem a própria marca, que leva em consideração aspectos culturais do país. Na Rio 2016, foi um desenho de pessoas de mãos dadas formando a imagem do Pão de Açúcar. Em Paris 2024, haverá uma silhueta que lembra uma tocha olímpica e, ao mesmo tempo, uma “Marianne”, representação do que os franceses consideram uma pessoa elegante.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Isabella M. Dorneles

    2 anos atrás

    Amei a reportagem e agora estou por dentro de tudo o que vai acontecer nas Olimpíadas de Paris 2024.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido