O Cristo em números
• É preciso subir 220 DEGRAUS para chegar aos pés da famosa estátua caminhando (também é possível acessar por carro, trem e van).

• Aguenta ventos de 250 KM/H (velocidade equivalente à de um furacão).

3,2 METROS é a extensão de cada uma das mãos do monumento.

• A cabeça mede 3,75 M e pesa 30 TONELADAS (o peso de uma baleia jubarte).

28 metros de uma mão à outra.

1.145 toneladas (similar ao peso de 38 baleias jubarte).

38 metros (o Cristo mede 30 metros e o pedestal, 8 metros).

• Em 2006, foi considerado um santuário católico, ou seja, um local sagrado para os fiéis do catolicismo.

• Em 2007, foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo (em sua versão moderna) em votação organizada pela internet.

#pracegover: Imagem aérea mostra a parte de trás do Cristo Redentor e a vista para a cidade do Rio de Janeiro. Crédito de imagem: Danny Lehman_GettyImages

1 – O início
A ideia de fazer um monumento católico no Monte do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, surgiu em 1859. Seu autor foi o padre francês Pierre-Marie Boss, que observava o monte da igreja do Colégio da Imaculada Conceição, na Praia de Botafogo. Em 1921, três propostas de monumentos foram apresentadas ao Círculo Católico do Rio de Janeiro. O projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa foi o vencedor.

2 – Escultura internacional
Parte da estátua foi esculpida na França, pelo franco-polonês Paul Landowski, a partir de 1922. Seu trabalho seguiu o estilo artístico art déco (abreviação em francês para artes decorativas), famoso nos anos 1920 e 1930. As mãos da poeta brasileira Margarida Lopes de Almeida (1896-1979) serviram de modelo para Landowski.

3 – Campanha popular
A maior parte dos gastos com a obra foi paga pela própria população em uma campanha de arrecadação criada, em 1923, pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

4 – Aos pedaços
Em 1926, a estátua foi transportada da França para o Brasil em vários pedaços. A cabeça era formada por 50 peças e as mãos, por oito. Um trem, que funciona até hoje, levou os pedaços ao topo do Corcovado. Lá, o engenheiro Heitor Levy e uma equipe de cerca de mil profissionais, como arquitetos, engenheiros e operários, demoraram cinco anos para colocar a obra em pé.

5 – Estrutura
O Cristo foi construído como um prédio de 13 andares. Ele é feito de concreto armado, uma estrutura que utiliza barras de aço e concreto. Por fora, é revestido de placas de pedra-sabão, material maleável e resistente ao tempo e às mudanças de temperatura, em formato de triângulos. Por dentro, é oco, sustentado por quatro pilares. Suas 12 lajes (os “tetos” de cada andar) são ligadas por escadas. Em uma delas, na altura do peito do Cristo, fica um coração de 1,3 metro de extensão, visível apenas por dentro da edificação.

6 – Inauguração
A cerimônia foi realizada em 12 de outubro de 1931, Dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil pela Igreja Católica, e teve a presença do então presidente Getúlio Vargas (1882-1954). Na ocasião, o físico italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) ligou a iluminação do monumento diretamente da Itália.

Fontes: Brasiliana Fotográfica, Centro de Excelência em Turismo – Universidade de Brasília, Revista Azul, Riotur, Santuário do Cristo Redentor e Superinteressante.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 178 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido