Esta matéria foi originalmente publicada na edição 237 do jornal Joca
O brasileiro Cristian Ribera conquistou o título geral da Copa do Mundo de Paraesqui Cross-Country 2024/2025 após ganhar duas medalhas de ouro na etapa de Steinkjer, na Noruega, realizada entre 28 de fevereiro e 2 de março.
Ao longo da temporada, Cristian conquistou medalhas em todas as etapas, somando seis de ouro, uma de prata e duas de bronze.
O esqui cross-country é um esporte que envolve corridas de curta, média ou longa distância com esquis. Cristian é o primeiro brasileiro a conquistar o Globo de Cristal, troféu dado aos vencedores das principais copas da modalidade.
FONTES: AGÊNCIA BRASIL, COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO E OLÍMPIADA TODO DIA.
Brasil conquista seis medalhas na Copa do Mundo de Paraesgrima
O Brasil recebeu a primeira etapa da Copa do Mundo de Paraesgrima 2025, em São Paulo, no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entre os dias 20 e 23 de fevereiro. Ao todo, os atletas brasileiros conquistaram seis medalhas, sendo duas de prata e quatro de bronze.
O destaque da equipe foi Jovane Guissone, campeão paralímpico de Londres 2012, que subiu ao pódio três vezes: conquistou dois bronzes (espada B e sabre B masculinos) e uma prata (florete masculino B).
Além dele, a jovem Raíssa Veras, de 18 anos, garantiu duas medalhas de bronze, na espada feminino A e no sabre feminino A — os atletas são classificados de acordo com o nível de mobilidade, nas categorias A, B ou C. Já Vanderson Chaves conquistou a outra prata do Brasil no torneio, no sabre B masculino.
A próxima etapa da competição será realizada de 13 a 16 de março, em Pisa, na Itália.
FONTES: ESPORTE CLUBE PINHEIROS, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESGRIMA E AGÊNCIA BRASIL.
Mais investimentos para o esporte paralímpico
O Ministério do Esporte firmou um acordo de cooperação com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em 26 de fevereiro, para arrecadar recursos destinados ao esporte paralímpico.
O acordo estabelece que as multas aplicadas a empresas que descumprirem a lei de cotas para pessoas com deficiência serão repassadas ao Ministério do Esporte. Esses recursos serão utilizados para a realização de projetos voltados ao esporte paralímpico em todo o país, promovendo a inclusão e o desenvolvimento de atletas com deficiência.
FONTES: GLOBO ESPORTE E GOVERNO FEDERAL.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.