Um corpo gelatinoso e alongado, com cerca de 15 centímetros, que brilha no escuro e se reproduze sozinho está preocupando os cientistas norte-americanos.

Reprodução Instagram | Rowan Collins

Conhecidas como pirossomo, essas criaturas estão aparecendo na costa oeste do Pacífico Norte e parecem ser inofensivas, mas os pesquisadores estão preocupados com os efeitos que elas podem causar no ecossistema marinho da região.

Embora pareça ser um único ser, os pirossomos são formados por milhares de criaturas invertebradas e filtradoras. Normalmente eram encontrados na região dos Trópicos por gostarem de climas mais úmidos.

Mas desde 2014, quando as águas do Pacífico apresentaram um ligeiro aumento de temperatura, as tais criaturas surgiram na América do Norte, entre a Colúmbia Britânica, mas também no Canadá e no Estado do Oregon, costa oeste dos Estados Unidos.

Embora o oceano tenha voltado a esfriar, os pirossomos não desapareceram e chegaram até o Estado do Alasca.

Os cientistas estão tentando descobrir a causa do surto das criaturas na região para determinar o seu impacto na natureza, já que, segundo o site National Geographic, a decomposição desses organismos pode comprometer o oxigênio da costa marinha, colocando em risco a fauna local.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • EE Henrique Dumont Villares

    6 anos atrás

    Ola,meu nome e Jessica F. sou do 5 ano A,eu achei esse bicho muito esquisito

  • lucas goularte chagas justimiano

    6 anos atrás

    Muito interessante. Esta reportagem me chamou muita atenção pela imagem e pelo titulo,e é bastante interessante para o publico alvo(crianças e adolescentes)pois mostra um conteúdo intrigante e importante ao mesmo tempo.

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Que bom que você gostou, Lucas. Continue acompanhando o Joca. ;-)

  • Catarina de Araújo Pedrosa

    6 anos atrás

    Catarina: Fiquei curiosa Matéria interessante! Podiam fazer outra matéria sobre essas criaturas estranhas e sobre o que os cientistas acharam, seu surto e mais impactos que o pirossomo pode causar!

  • Joca

    6 anos atrás

    Boa sugestão, Catarina! Anotado!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido