Alunos do 1° ano da Escola Laerte mostram os cones que ganharam no primeiro dia de aula.
Alunos do 1° ano da escola Laerte mostram os cones que ganharam no primeiro dia de aula

O começo das aulas das turmas de 1° ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Laerte José dos Santos, em Osasco (São Paulo), foi bem diferente este ano. Em seu primeiro dia, os estudantes receberam cones coloridos recheados de presentes.

A ação foi inspirada em uma tradição alemã que já dura 200 anos. No país europeu, o primeiro dia de aula do 1° ano marca o início da “fase séria da vida”. A data é comemorada com a entrega de uma “schultüte” (“sacola escolar”, em alemão) em formato de um grande cone de plástico ou papel. Dentro dele são colocados doces, artigos escolares, brinquedos, livros, gibis e o que mais a família quiser.

Na Alemanha o mais comum é que os pais preparem o presente. Na escola Laerte, enquanto alguns dos pacotes foram feitos pela família dos alunos, outros foram montados pela diretora Geida Pereira.

A ideia de trazer o costume para o Brasil veio da equipe escolar da entidade e teve participação da fundadora do jornal “Joca”, a franco-alemã Stéphanie Habrich, que relembrou a tradição em uma carta entregue aos alunos.

“Hoje escrevo para parabenizar vocês e desejar toda a sorte do mundo na entrada do 1° ano!”, diz Stéphanie na carta. “Na Alemanha, nesse dia, cada um vai à escola carregando o cone, mas só pode abri-lo na volta, em casa, depois do primeiro dia de aula”, conta.

Alunos do 1° ano da escola Laerte mostram os cones que ganharam no primeiro dia de aula

Após receberem seus cones, alguns alunos da escola Laerte tentavam adivinhar o conteúdo. “No meu cone tem um brinquedo e comida!”, arriscou Luca, de 6 anos.

No dia seguinte à ação, depois de abrir o pacote em casa, eles finalmente descobriram o que havia ali: “Caderno, lápis, borracha, chocolate, chiclete, bala de minhoquinha Fini…”, descreve Isabelle, de 6 anos. “Tinha livro, ursinho, giz e bala”, acrescenta Eduardo, de 6 anos. Os estudantes elogiaram a ação e disseram esperar que ela continue acontecendo na escola.

E você, o que achou desse costume alemão? Você conhece alguma tradição que marca o começo das aulas? Conte para nós nos comentários ou escreva para joca@magiadeler.com.br.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    lit

  • Tomas Aramis Volpi Scott

    5 anos atrás

    Eu adorei essi testu porque ele mifas feiis

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    OS ALUNOS DO 1º ANO E, LERAM A MATÉRIA NA AULA DE INFORMÁTICA E QUEREM AGRADECER AO JOCA POR TEREM SAIDO NA FOTO PUBLICADA. TAMBÉM DIZEM QUE FICARAM MUITO FELIZES "DO CORAÇÃO" COM OS CONES E AS APRENDIZAGENS. ALUNOS DO 1º E

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    NÃO CONSIGO MENSURAR A IMPORTÂNCIA DO QUE ATINGIMOS COM CADA CRIANÇA E SEUS FAMILIARES NESTA AÇÃO, PROMOVENDO O CONHECIMENTO DE OUTRAS CULTURAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EXPERIÊNCIAS QUE FICARÃO MARCADAS EM SUAS VIDAS. AGRADEÇO IMENSAMENTE A TODOS OS ENVOLVIDOS E ESPECIALMENTE O JORNAL JOCA E SUA IDEALIZADORA STÉPHANIE HABRICH GRANDE INCENTIVADORA DESTA INICIATIVA. GEIDA PEREIRA DA SILVA

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    5 anos atrás

    FIZ PARTE DA EQUIPE QUE MONTOU OS CONES NO LAERTE. AMEI A IDEIA! DURANTE O TRABALHO DE CONFECÇÃO DOS CONES IMAGINAVA O QUE OS PAIS COLOCARIAM DENTRO...FIQUEI FELIZ COM A FELICIDADE DOS ALUNOS E PELA INICIATIVA ESCOLAR. KEILA FONDA CABRERA

  • telma aparecida santana liberti

    5 anos atrás

    ...a alegria do saber vai pra casa é compartilhada se multiplica invade outras culturas e nos e enche de saberes com doces gostinhos de quero mais. Mais aprendizagens Mais Jornal Joca #amamososcones #amamosoJoca

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido