No dia 25 de outubro, foi lançada a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023, que busca entender o comportamento das crianças e adolescentes on-line. Uma das principais informações relevadas no estudo é a de que o acesso à internet está cada vez mais precoce no Brasil.

Segundo o levantamento, 24% dos entrevistados relataram ter começado a se conectar até os 6 anos, o que os especialistas chamam de “primeira infância”. Em 2022, esse número era 20%.

A maioria dos jovens brasileiros tem presença on-line. Atualmente, 95% da população com idade entre 9 e 17 anos é usuária de internet, sendo que o smartphone foi apontado como o principal dispositivo para 97% dos entrevistados. O restante ficou dividido entre dispositivos como televisão, computador, videogame e tablet.

“Observamos, ao longo da série histórica, uma queda no acesso da internet pelo computador, mas há uma diferença muito marcada entre as classes socioeconômicas. As crianças das classes A e B acessam a internet por uma variedade muito maior de dispositivos. E isso pode influenciar sobre o aproveitamento de oportunidades, por exemplo, nas atividades de educação em busca de informação. As crianças que acessam a internet pelo celular e computador realizam todas as atividades investigadas de educação em proporções maiores que aquelas que acessam somente pelo telefone celular. Elas também vão aproveitar mais oportunidades e ter condições de desenvolver mais habilidades digitais”, disse Luísa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil, em entrevista à Agência Brasil.

O estudo ouviu 2.704 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. Além disso, 2.704 pais e responsáveis também foram consultados. O TIC Kids Online Brasil acontece desde 2012.

Fonte: TIC Kids Online Brasil – 2023.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • julianabezerra 7751664

    5 meses atrás

    Olá, equipe do Jornal Joca! Somos alunos do 5º ano A da EMEF Dr. João Pedro de Carvalho Neto (zona sul da cidade de São Paulo). Lendo a edição 215 do jornal, nos chamou atenção a matéria "Crianças acessam a internet cada vez mais cedo, diz pesquisa". Achamos importante saber sobre como tem crescido o número de crianças com acesso à internet, e cada vez mais cedo, além dos perigos que isso pode oferecer, caso não haja acompanhamento dos responsáveis. Os gráficos foram muito úteis para analisar as informações. Agradecemos pelas matérias e notícias lidas através do Jornal do Joca. Estudantes do 5º A. Produção coletiva da turma e a professora foi a escriba.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido