Se você tem filhos, provavelmente fica abismado como a infância mudou na última década. As brincadeiras do seu tempo, como queimada, corrida na rua e pega-pega, ficaram para trás e a tecnologia chegou arrebatando o coração dos pequenos.

Entretanto, muitos pais ficam sem saber qual é o limite para que a relação entre crianças e tecnologia esteja em um nível saudável. É comum que os pais se questionem sobre até que ponto a tecnologia serve como uma aliada e quando ela começa a mudar o comportamento infantil, isolando os pequenos.

Para entender melhor sobre essa relação e saber como estabelecer um equilíbrio, não deixe de ler o artigo de hoje até o final. Vamos lá?

Relação entre crianças e tecnologia

Como você já deve ter percebido, o mundo de hoje é cada vez mais marcado pela tecnologia. Prova disso é que muitas crianças aprendem a desbloquear a tela de um smartphone antes mesmo de falar, uma relação bem precoce. Nesse contexto, diversos pais se perguntam sobre até que ponto isso é uma vantagem ou uma preocupação.

A verdade é que existem muitas consequências ruins desse contato excessivo, e, portanto, o tempo de uso deve, sim, ser controlado. Para você ter uma noção melhor, o uso abusivo pode até prejudicar e comprometer o desenvolvimento das crianças, pois tudo o que elas querem fazer é estar conectadas.

Você já deve ter percebido isso se tentou tirar o aparelho do seu filho enquanto ele estava brincando — ou se alguém que você conhece fez o mesmo. Essa atitude é o bastante para fazer com que as crianças reajam com birras e gritarias. Para controlar, muitos pais acabam devolvendo os aparelhos — isso sem contar quando não são eles mesmos que oferecem a diversão para entreter a criança em um restaurante ou outro ambiente.

O perigo da superexposição

Deixar seu filho muito exposto à televisão, a smartphones e a tablets pode trazer resultados terríveis. As crianças podem sofrer com déficit de atenção, dificuldades na hora de aprender, problemas ao lidar com sentimentos comuns (como a raiva) e atrasos cognitivos.

Somado a isso, vêm também problemas como obesidade (já que a criança não quer se desconectar e gastar energia com brincadeiras), dificuldades para dormir, isolamento social e até mesmo dependência da tecnologia.

Para controlar essa relação e livrar os seus filhos dos efeitos negativos, o recomendado é limitar o uso. Segundo a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria, o ideal é que os pequenos comecem a se relacionar com as tecnologias só depois dos 2 anos de idade.

Ainda assim, isso não deve acontecer de forma livre. Nesse caso, até completarem 5 anos, é importante que eles gastem no máximo 1 hora por dia com os aparelhos, aumentando para 2 horas depois dos 6 anos. A tarefa pode parecer difícil, mas é importante que a criança tenha experiências no mundo off-line no período inicial da vida.

Os pais devem dar o exemplo

Os pais também devem fazer um uso consciente das tecnologias, afinal de contas, não faz muito sentido estipular regras e não dar o exemplo. Esse pode ser um grande desafio, já que estamos ligados ao smartphone e outras tecnologias a todo o momento, mas também precisamos controlar o nosso próprio consumo.

Então, estabeleça regras e regule o uso dos seus filhos. Assim, fica mais fácil fazer com que eles não exagerem no uso. Entretanto, não se esqueça de olhar para você e entender a importância do exemplo.

Dê atenção à segurança

Além de tudo, existem muitos casos de uso incorreto dos dispositivos. Um exemplo infeliz, mas muito comum, é o fato de algumas crianças caírem nas ciladas do mundo conectado e se tornarem vítimas de pedofilia na rede. Essa é uma realidade que assusta e preocupa qualquer pai, não é mesmo?

Para lidar com a situação, nada melhor que ficar atento, acompanhando o uso (mesmo que de longe) e transmitindo orientações. As conversas em chats e divulgações de dados pessoais, como endereço e idade, devem ser desestimuladas e até proibidas, mas sempre com uma conversa.

Além disso, você também pode monitorar por onde o seu filho tem trafegado e bloquear alguns conteúdos para protegê-lo. Essa medida pode parecer simplista, mas traz ótimos resultados.

Saiba a hora de dar a tecnologia

Muitas crianças começam a pedir um celular ou um tablet de presente — mesmo quando ainda são muito pequenos. Por mais comum que a prática tenha se tornado, é bom saber o momento ideal.

O ideal, segundo alguns especialistas, é esperar a criança atingir pelo menos 10 anos para que ela tenha o seu próprio dispositivo. Ainda assim, mesmo depois disso, elas devem ser orientadas e acompanhadas no uso, desligando durante as aulas e refeições, por exemplo.

Como tratar os desequilíbrios

Se o seu filho já vive uma realidade de dependência, é sempre bom saber como desprendê-lo do vício. Para os casos mais leves, o ideal é controlar o uso e envolver a criança com outras atividades, como passeios no parque, brincadeiras na rua, pinturas, entre outras. Elas vão se divertir e substituir o uso.

Para ter resultados ainda melhores, até mesmo a própria tecnologia pode ajudar: sites como o Jornal Joca, que proporcionam contato com a leitura, podem ser um ótimo intermediário entre esses dois mundos. Acessando a página, o seu pequeno descobre a magia de ler e aproveita a tecnologia para se desenvolver e descobrir novos prazeres.

Em casos mais graves, os pais podem procurar a ajuda do Grupo de Dependências Tecnológicas. O tratamento é desenvolvido por terapias de grupo e conta com um acompanhamento profissional, fazendo com que a criança entenda o papel que a internet deve ter na sua vida. Com o tempo, ela desperta novas emoções e aprende a ter novos meios de realização.

Como você pode perceber, a relação entre crianças e tecnologia exige cuidados e posicionamentos firmes dos pais. Faça com que os seus filhos tenham uma vida mais equilibrada, sem deixar que o mundo virtual supere o real — até mesmo porque as melhores coisas da vida são as experiências que podemos ter. Por essas e por outras razões é que o equilíbrio não deve nunca faltar!

Se você quer oferecer uma nova experiência para os seus filhos, não deixe de entrar em contato com o Jornal Joca agora mesmo. Você vai se surpreender com os resultados que os seus pequenos vão apresentar!

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • alunosbeityaacov

    5 anos atrás

    muito bom me ajudou na minha pesquisa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido